1º Encontro das Famílias 2014

Familiares e amigos de alunos visitam a Spectaculu

 

No fim de maio, a Spectaculu sediou seu 1º Encontro das Famílias de 2014 com recorde de público. Aproximadamente 200 convidados, entre ex-alunos, funcionários, familiares e amigos dos jovens que frequentam os nove cursos da instituição, compareceram ao evento e puderam descobrir um pouco do que é a escola através de reunião pedagógica, apresentação de trabalhos e esquete.

 

Sala Polivalente lotadas de pais e familiares de alunos da Spectaculu

 

Realizado duas vezes por ano, o Encontro das Famílias visa aproximar da instituição os pais, irmãos, tios, avós e amigos dos alunos, de maneira que eles possam compreender melhor o projeto da Spectaculu. Com a Sala Polivalente lotada durante a reunião pedagógica, coordenadores, instrutores e ex-alunos falaram um pouco sobre os cursos e oficinas, bem como sobre a necessidade do incentivo dos familiares para a formação dos alunos. “Precisamos que vocês estejam perto deles. É importante que a família acompanhe o processo para que o jovem possa buscar melhores oportunidades”, explicou o instrutor de Iluminação Francisco Rocha.

Cada curso desenvolveu trabalhos específicos para o Encontro. Logo na entrada, os visitantes podiam conferir ecobags especiais desenvolvidas pelos jovens de Costura & Figurino. Ao lado do palco, uma exposição de obras coletivas, desenvolvidas na Oficina da Palavra, visava celebrar a memória de infância dos jovens e seus parentes. Na sala de Iluminação, os alunos puderam mostrar aos convidados um pouco do ofício aprendido na Spectaculu através de luminárias e uma tábua de testes desenvolvidas por eles.

 

Convidados observam trabalhos dos jovens

 

Os familiares puderam conferir também a Vitrine Teatral produzida por alunos de Contrarregragem & Camarim, na qual dois manequins dialogavam com a ambientação cênica do espaço. Os jovens de Montagem de Cenários ocuparam todo o espaço da sala de Carpintaria com a apresentação de um projeto 3D e de uma casa cenográfica. Já o curso de Adereços se inspirou no conto “A Serpente”, de Nelson Rodrigues, para ambientar seu espaço especialmente para o evento.

Trabalhos realizados pelos alunos na Oficina de Filosofia (com articulação de temas como participação política contemporânea, juventude, violência e ditadura militar) e uma exposição de imagens sobre o olhar dos jovens de Fotografia diante da escola ocupou o corredor do 2º andar. A produção da primeira turma de Tratamento de Imagem de 2014 trouxe trabalhos de colagem e recorte de imagem digital, ocupando a sala de Computação Gráfica. No Refeitório/Bisbilhoteca, a Oficina do Olhar expos seus trabalhos artísticos. Um estúdio fotográfico também esteve à disposição dos convidados, a fim de produzir retratos dos alunos com seus familiares.

Convidados e alunos posam para as lentes dos jovens de Fotografia 2014

 

Duas grandes surpresas foram reservadas para o final. A turma de Maquiagem da Oficina L’Oréal de Beleza produziu, com o auxílio dos cursos de Cabelo e Contrarregragem & Camarim, o desfile “A Beleza dos Anos 20 aos Anos 90”, que reproduziu os looks clássicos das décadas do século XX. A esquete “O que Eu Sinto no Rio de Janeiro”, com direção do instrutor de Voz Interpretação & Corpo Amaury Lorenzo e atuação dos jovens do Núcleo de Artes Cênicas, encerrou o 1º Encontro das Famílias, já consagrado um dos eventos mais estimulantes do calendário letivo da Spectaculu.

 

Os anos 20 no desfile da Spectaculu sobre a beleza ao longo das décadas do século passado

 

Jovens encerram programação do 1o Encontro das Famílias 2014 com a esquete “O que eu Sinto no Rio de Janeiro”

 

 

Fotos: Alunos Fotografia 2014