Pesquisa Queen Mary University of London

Alunos em pesquisa acadêmica internacional

 

Jovens da Spectaculu participaram de pesquisa acadêmica da Escola de Geografia da Queen Mary, University Of London (Inglaterra) sobre as Olimpíadas do Rio de Janeiro. O pesquisador Callum McAlinden visitou a instituição em 18 de agosto para colher depoimentos pessoais para a pesquisa “Olympic Dreams or Nightmares: What The Summer Olympic Games Of 2016 Mean To Rio de Janeiro and Its Inhabitants” (“Sonho ou pesadelo olímpico: o que os Jogos Olímpicos de 2016 representam para o Rio de Janeiro e seus habitantes”).

 

Callum McAlinden (centro) observa aluno da Spectaculu preencher o questionário. O tradutor Leonardo Gomes intermedia a conversa.

 

Durante um mês, Callum McAlinden esteve hospedado no Rio e conversou com moradores da cidade – entre eles, 10 voluntários da Spectaculu. Os alunos participantes, oriundos de dez diferentes bairros periféricos e comunidades cariocas, responderam a questionários e a uma entrevista presencial mediada pelo tradutor Leonardo Gomes. Graduando do segundo ano de geografia na Queen Mary, University Of London, ele desenvolve um trabalho acadêmico a respeito da opinião dos cariocas sobre o impacto que o megaevento das Olimpíadas pode gerar na cidade, fruto de parceria entre a universidade e a organização comunitária London Citizens, que tem por objetivo ouvir os cidadãos a respeito das dificuldades de se viver em diferentes bairros de Londres.

As pesquisas iniciais de Callum abrangiam as questões enfrentadas pelos moradores do bairro de Newham (East London), que após a realização dos Jogos Olímpicos na cidade em 2012 foi muito afetado pela especulação imobiliária e pela queda na geração de empregos – questões comuns a cidades que receberam esse grande evento, como já vem acontecendo com o próprio Rio de Janeiro. “Estudar os efeitos das Olimpíadas sobre o Rio, que é a próxima cidade-sede, acabou sendo natural”, explica.

 

Jovem preenche questionário de opinião sobre a realização dos Jogos Olímpicos que o Rio de Janeiro sedia em 2016

 

Callum se disse encantado com o material de estudo que uma cidade como o Rio de Janeiro pode oferecer a um geógrafo: “O Rio é uma cidade única para topografia e também numa perspectiva social”. Segundo ele, é fundamental para o Brasil sediar megaeventos para se provar diante do mundo como uma das grandes potências econômicas emergentes: “O Rio de Janeiro é muito interessante para as Olimpíadas porque o Brasil está crescendo. Os Jogos Olímpicos são só mais um degrau para assentar seu desenvolvimento”, finaliza.

Os resultados da pesquisa “Olympic Dreams or Nightmares: What The Summer Olympic Games Of 2016 Mean To Rio de Janeiro and Its Inhabitants” podem ser conferidos a partir de meados de 2015.