Sketchbook – Danielle Spada

Artista plástica apresenta técnicas para registro de processo criativo

 

No dia 09 de setembro, a artista plástica e professora universitária Danielle Spada ofereceu dois workshops de pura inspiração para os jovens da Spectaculu. Danielle visitou a escola ao lado da coordenadora do curso de Design de Interiores da Universidade Veiga de Almeida (UVA) Katia Maria de Souza e conversou com os alunos dos núcleos de Artes Cênicas e Arte e Tecnologia a respeito de técnicas de desenvolvimento de sketchbooks.

Danielle Spada esmiuçou para os jovens a rotina de alimentação dos sketchbooks, que funcionam como um grande inventário do processo de criação artística, com pesquisa de material e referências. “A primeira grande questão para se produzir um sketchbook é perder o medo. O sketchbook serve para ter ideias e ajudar o artista a pensar”, explicou. Exercícios de experimentação e estímulo à criatividade, como técnicas de fragmentação de imagem, foram realizados durante os workshops.

 

Alunos aprendem técnicas de registro de processo criativo

O desenvolvimento de sketchbooks faz parte do processo de produção dos trabalhos das equipes da Spectaculu participantes do Projeto Design Challenge, competição multidisciplinar para jovens do Brasil e do Reino Unido que oferece experiência de trabalho em quatro áreas: figurino, maquiagem, cenografia e marketing digital. O material desenvolvido será exibido ao grande público em uma exposição especial, a ser divulgada até o fim do ano.