Spectaculu em 5 Minutos / Design Challenge

Jovens competem com releituras em foto e vídeo da ópera Madame Butterfly

 

Como parte do desenvolvimento da metodologia do programa britânico Design Challenge no Brasil, a Spectaculu escolheu em 05 de novembro as melhores produções do projeto “Spectaculu em 5 Minutos”, que desenvolveu releituras da ópera Madame Butterfly em fotografia (marketing digital) e audiovisual (figurino, maquiagem e cenografia). O trabalho fotográfico “Metamorfose” (Núcleo de Arte e Tecnologia) e o curta-metragem “O Boto e a Rosa” (Núcleo de Artes Cênicas) foram escolhidos as melhores produções por um júri de especialistas. Os integrantes dos grupos selecionados receberam como prêmio kits com material de trabalho de suas respectivas áreas de atuação.

 

Alunos do Núcleo de Arte & Tecnologia (Fotografia e Tratamento de Imagem) posam com juradores, instrutores e coordenação da Spectaculu

 

Todos os nove trabalhos desenvolvidos para o projeto “Spectaculu em 5 Minutos” foram integralmente produzidos pelos alunos com o auxílio de instrutores e da coordenação pedagógica, comandada por Rogério José. As produções foram fotografadas e filmadas na Sala Polivalente. Quatro trabalhos do Núcleo de Arte & Tecnologia e cinco do Núcleo de Artes Cênicas competiram entre si em critérios de julgamento que versavam, em geral, sobre criatividade, relevância para o tema, desenvolvimento técnico e inovação estética.

 

O coordenador pedagógico Rogério José explica as regras da competição para a plateia lotada de jovens do Núcleo de Artes Cênicas

 

Disputa acirrada no Núcleo de Arte & Tecnologia

Pela manhã, quatro grupos de alunos de Fotografia e Tratamento de Imagem dividiram-se para estudar conceitos importantes para a ópera de Puccini, gerando quatro trabalhos em pôster e ensaio fotográfico: “Somos (Pós) Sombra – Ensaio sobre o Misticismo”, “Woman – Ensaio sobre o Machismo e Religião”, “Para Onde Vai a Dor – Ensaio sobre o Suicídio” e “Metamorfose”. Os jovens foram estimulados pelos instrutores Diogo Borges (Palavra), Elisa Tandeta (Filosofia) e Carina Dávila (Olhar) a desenvolver pesquisas e criaram ensaios com toques valiosos das instrutoras Daniela Rocha (Fotografia) e Sonia Peyroton (Tratamento de Imagem).

 

Os membros da comissão julgadora Tiago Petrik, Daniel Ramalho e Érica Ramalho observam os trabalhos desenvolvidos pelos grupos do Núcleo de Arte & Tecnologia

 

Os fotógrafos Tiago Petrik (site de streetstyle RIOetc), Daniel Ramalho e Érica Ramalho (ambos instrutores da turma de Fotografia 2010) foram convidados a participar da comissão julgadora, que contou ainda com a participação da coordenadora do Núcleo de Trabalho Carla Vilardo, a coordenadora administrativa Katiane Santos e o profissional da ACasaGringoCardia e ex-aluno Vanilson Santos. Antes do veredicto final, os convidados deram dicas de técnica e desenvolvimento de projeto fotográfico aos jovens.

O projeto “Metamorfose” saiu vencedor da disputa, bastante acirrada, após mergulhar no mundo das drag queens para retratar assuntos como feminilidade e liberdade. Quatro personagens foram clicados em sua dualidade do dia a dia e na chamada “montação”. “Tentamos fazer dessas pessoas as nossas Madames Butterflies”, explicou Rafaela Garcez (Tratamento de Imagem 2014) durante a apresentação aos jurados e aos colegas do Núcleo de Arte & Tecnologia.

 

Coordenação e jurados posam com o grupo vencedor da competição, “Metamorfose”

 

Cinco trabalhos em vídeo no Núcleo de Artes Cênicas

À tarde, os trabalhos “Transformar É o Último Ato”, “Amada Luta”, “O Boto e a Rosa”, “Flor de Cactus” e “Urucum” disputaram o título de melhor curta-metragem produzido por alunos de Adereços, Cabelo, Contrarregragem & Camarim, Costura & Figurino, Iluminação Cênica, Maquiagem e Montagem de Cenários. Os jovens se dividiram em grupos de cerca de dez integrantes, com pelo menos um representante de cada curso, e desenvolveram integralmente as produções, sempre sob a direção geral do instrutor de Voz Interpretação & Corpo Amaury Lorenzo. Os instrutores Diogo Borges e Elisa Tandeta também os auxiliaram na produção dos textos.

 

Equipe do curta-metragem “O Boto e a Rosa” apresenta o trabalho aos jurados, colegas, instrutores e coordenação da Spectaculu

 

A difícil tarefa de escolher o melhor trabalho ficou para a comissão julgadora formada por Ana Luisa Lima (Theatro Municipal do Rio de Janeiro / Escola Fábrica de Espetáculos), Felipe Facini e Felipe Belardi (ACasaGringoCardia), David Lima (Núcleo de Trabalho / Spectaculu), Daniela Rocha e Sonia Peyroton. Também por uma diferença mínima, “O Boto e a Rosa” foi selecionado o melhor dos trabalhos em vídeo do Núcleo de Artes Cênicas, recebendo menção honrosa também nas categorias Cenários, Adereços, Cabelo e Iluminação. “Queríamos trazer a história de ‘Madame Butterfly’ para a nossa cultura brasileira”, contou Emily Caballero (Cabelo 2014). O curta Amada Luta também dividiu as honras com o vencedor na categoria Cabelo, sendo contemplado também com a escolha do júri para a categoria Figurino. O curta “Urucum” venceu a competição na categoria Maquiagem.

 

Comissão julgadora composta por Sonia Peyroton, Felipe Facini, Felipe Belardi, Daniela Rocha, Ana Luisa Lima e David Lima

 

Os trabalhos criados durante “Spectaculu em 5 Minutos” poderão ser vistos pelo grande público na festa de formatura da Spectaculu, que acontece no Theatro Municipal do Rio de Janeiro em 20 de dezembro. Os projetos vencedores também devem integrar a programação do evento de encerramento do programa Design Challenge 2014-2015, a ser realizado no Royal Opera House de Londres em março de 2015.