Expo Cadernos de Inspiração / Theatro Municipal

Spectaculu apresenta portfólios criativos inspirados em Madama Butterfly

 

A Spectaculu apresentou no Theatro Municipal do Rio de Janeiro exposição de 16 cadernos de inspiração desenvolvidos pelos 100 alunos da escola. Os trabalhos ficaram expostos no salão do Balcão Nobre durante a curta temporada da ópera “Madama Butterfly”, que a casa recebeu de 30 de novembro a 07 de dezembro.

Os cadernos traçam um registro do processo criativo dos jovens, que desenvolveram, com direção artística do artista visual e presidente da Spectaculu Gringo Cardia, releituras da ópera em ensaios fotográficos e curtas-metragens. Fragmentos de tecidos, desenhos, ilustrações e até matéria orgânica (como sementes de urucum) fazem parte do material reunido pelos alunos, que estão imersos na ópera de Puccini desde o início do semestre.

 

Visitantes observam produção de jovens da Spectaculu

 

Cerca de 20 jovens da escola se revezaram durante o período da mostra para oferecer esclarecimentos aos visitantes, que incluíram a coreógrafa Deborah Colker e a atriz Giulia Gam, a respeito do trabalho criativo. Aproximadamente 100 alunos e jovens já formados na Spectaculu tiveram ainda a oportunidade de assistir ao espetáculo durante a temporada.

 

Gringo Cardia mostra o trabalho dos jovens da Spectaculu a Deborah Colker e Giulia Gam

 

A exposição de cadernos de inspiração Spectaculu / Madama Butterfly é mais um desdobramento da participação da instituição no Scene Change, projeto do British Council realizado pela People’s Palace Projects (UK) que busca promover intercâmbio educacional para a área de ensino técnico entre instituições do Reino Unido e do Brasil. A troca de experiências se dá através da metodologia do Design Challenge, competição para jovens estudantes promovida pelo Royal Opera House que envolve mais de 500 instituições britânicas e oferece experiência das práticas do trabalho na indústria criativa, com foco em quatro áreas: figurino, maquiagem, cenografia e marketing digital. High House Production Park, Creative and Cultural Skills, Royal Opera House (UK), Theatro Municipal do Rio de Janeiro e Funarte (BR), além da Spectaculu, são as instituições envolvidas nesta edição.