Creative Campus

Dois jovens da Spectaculu participam de projeto britânico no Rio

 

Dois alunos da Spectaculu participaram da primeira edição do projeto Creative Campus Rio, projeto de design thinking realizado com apoio da campanha GREAT, do governo britânico. Ao lado de dez estudantes da Universidade de Middlesex (UK) e da PUC-Rio, Yuri Leal e Thomas Mariano trabalharam na criação de soluções para questões urbanas, como transporte, mobilidade, saneamento e geração de energia.

 

Thomas e Yuri (sentados nas cadeiras à esquerda) participam de atividades do projeto (Créditos: Divulgação / Creative Campus)

 

Durante duas semanas, os 12 jovens das três instituições ocuparam a Biblioteca Parque Estadual. Eles trabalharam no desenvolvimento de ideias e conversaram com outros designers e pensadores. “A grande intenção do Creative Campus é mostrar o valor do design para a sociedade e como podemos resolver problemas e criar soluções com a participação dos cidadãos”, explica Phil Nutley, fundador da iniciativa, que viveu um ano e meio no Rio de Janeiro e escolheu a cidade para a primeira edição do projeto.

 

Phil Nutley (camisa rosa à direita) ao lado dos participantes da edição carioca do Creative Campus (Créditos: Divulgação / Creative Campus)

 

25 ações de design social propostas por cidadãos cariocas em uma plataforma digital foram selecionadas de um universo de 500 outras sugestões. Divididos em equipes, os jovens da Spectaculu e os outros participantes testaram protótipos e chegaram a duas soluções viáveis para a melhoria em questões importantes para a cidade: Samba Rampa, estrutura multiuso construída sobre bueiros para acessibilidade de cadeirantes e manutenção de limpeza, e Linhas Cariocas, uma ciclovia que utiliza recursos visuais para sinalização de área de maior risco para ciclistas. Os projetos foram apresentados a representantes do poder público, e mais de 1.000 Sambas Rampas e 50km de Linhas Cariocas devem ser implantadas até 2016.

 

Thomas Mariano participa de reunião durante o evento (Créditos: Divulgação / Creative Campus)

 

Para Phil, a participação da Spectaculu na primeira edição do Creative Campus foi fundamental para mostrar o poder que a juventude possui na promoção de mudanças: “Os jovens precisam de mais oportunidades para expressar como veem e sentem o mundo. Os alunos da Spectaculu que estiveram conosco resumiram esta ideia com uma grande energia e desejo de transformação”.

 

Yuri conversa com colega durante os trabalhos (Créditos: Divulgação / Creative Campus)
A base do Creative Campus no Rio: a Biblioteca Parque Estadual (Créditos: Divulgação / Creative Campus)