Spectaculu em Debate – Redução da Maioridade Penal

Vanusa Melo abre série de debates com especialistas

 

No último dia 15, a Spectaculu iniciou o “Spectaculu em Debate”, projeto que, até o fim do ano, vai levar nove especialistas à escola para tratar de assuntos de relevância e interesse da juventude. A primeira convidada recebida pelo projeto foi a educadora do sistema prisional Vanusa Melo, que conversou com os alunos sobre redução da maioridade penal.

 

Vanusa Melo conversa com os jovens

 

“A escola dispõe de disciplinas cidadãs que provocam o debate sobre temas da atualidade com o objetivo de formar homens e mulheres reflexivos, autônomos, conscientes de seus direitos e deveres e aptos a participar do mercado de trabalho e da vida social, econômica e política do país. Neste sentido, o projeto reforça o conteúdo e as atividades realizadas na sala de aula”, explica o coordenador pedagógico Rogério José de Souza, um dos mentores do projeto ao lado do instrutor de Filosofia Carlos Souza.

 

A educadora propõe exercícios de reflexão aos alunos

 

Muito em voga por conta da votação na Câmara dos Deputados do projeto de lei que busca penalizar como adultos jovens a partir de 16 anos, a redução da maioridade penal foi tema da redação durante o processo seletivo da Spectaculu 2015 e levantou polêmica durante o debate liderado por Vanusa Melo. Mestra em educação e contando mais de sete anos como professora do Departamento Geral de Ações Socioeducativas do Estado do Rio de Janeiro (Degase), ela relatou aos alunos algumas de suas experiências na casa, respondeu a perguntas e propôs exercícios de reflexão inspirados por questões levantadas pelo filme “Juízo”, que trata da temática do encarceramento de menores infratores.

 

Vanusa, coordenadores e alunos discutem o filme “Juízo”

 

A rotina de falta de estrutura do sistema prisional, truculência policial, racismo, preconceito de classe social e o excessivo foco da mídia sobre crimes cometidos por menores de idade foram algumas das questões levantadas por Vanusa, que é uma grande opositora da redução da maioridade penal. “Não estou aqui para justificar atos, mas existem leis que já tratam deste tema”, explicou para a plateia atenta. “A vingança é um sentimento humano, mas eu não posso usar esse sentimento para formar um país”.

 

Fotos: Beatriz Carelli