Dia do Assistente Social – 15/05

Conheça um pouco do trabalho de Simone Rosa Pimentel, assistente social da Spectaculu

 

Toda sexta-feira, a sala 2 do segundo andar se transforma em um espaço de acolhimento e conversa. Jovens e responsáveis dividem questões importantes, como orientação e expressão sexual, necessidade de geração de renda e até violência doméstica. Ouvir, mediar, aconselhar e encaminhar são algumas das atividades de Simone Rosa Pimentel, assistente social da Spectaculu.

 

Simone Rosa Pimentel é assistente social da Spectaculu desde 2014
Simone Rosa Pimentel é assistente social da Spectaculu desde 2014

 

Simone é responsável pela assistência quanto a questões sociais dos jovens da escola. Em 12 anos de profissão, a profissional passou pelas secretarias de Assistência Social e Habitação, trabalhando com crianças e adolescentes em situação de rua e acompanhando projetos de urbanização de comunidades carentes. “Escolhi esta profissão meio por acaso, por indicação de um amigo. Na época, eu achava que assistente social era apenas aquela moça boazinha que trabalha na perspectiva de ajudar as pessoas. Iniciei o curso e me apaixonei pelos desafios da profissão”, conta.

 

Os jovens podem agendar atendimentos uma vez por semana

 

Desde 2014, ela acompanha o dia a dia dos alunos da escola nos cerca de 30 atendimentos realizados por mês. Os conflitos familiares costumam vir à tona durante os encontros, especialmente em casos como ausência de diálogo, uso de drogas e intolerância sexual. “Em algumas situações é necessário realizar entrevistas com pais e responsáveis para que seja dada continuidade ao atendimento ao aluno”, explica. Para situações mais graves, o jovem pode ser encaminhado às redes públicas de atendimento social para buscar soluções mais aprofundadas para suas questões.

 

Familiares de alunos também podem receber atendimento

Para Simone, ser assistente social está bem longe das fantasias quanto à moça boazinha de suas primeiras impressões: “Significa adotar uma prática de enfrentamento das diversas manifestações das questões sociais resultantes das desigualdades sociais, frutos da exploração do trabalho. É contribuir para uma educação não sexista, não racista, não homofóbica/lesbofóbica/transfórmica, promovendo o respeito à diversidade humana”, resume.

A Spectaculu deseja um feliz dia do assistente social a todos os profissionais que, como Simone, contribuem para um mundo mais justo e igualitário!