Share This

A Spectaculu

A Spectaculu – Escola Fábrica de Espetáculos é uma organização civil sem fins lucrativos, de Utilidade Pública Federal, fundada em 1999 pelo cenógrafo Gringo Cardia e pela atriz Marisa Orth no Cais do Porto do Rio de Janeiro. A partir de 2008, o artista plástico Vik Muniz e a diretora de projetos especiais de moda e arte Malu Barretto se uniram à direção, trazendo projetos de alto nível para a instituição.

Há 14 anos, a Spectaculu se mantém como uma escola de ponta que visa a capacitação profissional nas áreas de Arte e Tecnologia e Artes Cênicas de jovens de 17 a 21 anos, oriundos da rede pública de ensino e moradores de áreas de vulnerabilidade social do Grande Rio. Buscando abrir as portas do conhecimento e oferecendo uma possibilidade real de empregabilidade, a missão da instituição é a inserção destes jovens no mundo dos espetáculos, cujo mercado de trabalho é muito carente de mão-de-obra especializada. A Spectaculu já formou mais de 1.400 jovens.

 

 

Com uma equipe de coordenação sensível à realidade de cada um dos alunos, a Spectaculu proporciona, além da formação técnica, suporte na formação intelectual e de consciência crítica, essenciais para o desenvolvimento de um cidadão capaz e criativo, através de aulas de Filosofia, Palavra, Voz Interpretação & Corpo.

Atualmente, a Spectaculu oferece vagas para os cursos de Fotografia, Cabelo, Maquiagem, Iluminação Cênica, Costura e Figurino, Adereços, Montagem de Cenários, Camarim & Contrarregragem e Tratamento de Imagens. Todos os anos, cerca de 150 alunos em vulnerabilidade social – ou seja, em situação de pobreza – passam pela escola, oriundos de comunidades, bairros periféricos e municípios próximos do Rio de Janeiro. A localização da instituição, situada ao lado da Rodoviária Novo Rio, é essencial para essa alta mobilidade. Todos os cursos da Spectaculu são gratuitos. Os alunos recebem bolsa-auxílio mensal e 2 alimentações diárias (almoço e lanche ou café e almoço).

Segundo especialistas, a instituição apresenta resultados bastante positivos. Através de uma extensa rede de colaboradores do meio artístico, a instituição já conseguiu inserir seus jovens aprendizes em mais de 4.500 vagas de trabalho, ajudando muitos deles a terem sua primeira oportunidade no mercado. Alguns alunos já viajaram em produções profissionais para o exterior (França, Inglaterra, Suíça, Alemanha e Estados Unidos), e centenas de jovens da Spectaculu estão trabalhando em televisão, cinema, teatro, eventos e exposições como assistentes de iluminação, maquiagem, cabelo, cenografia, contrarregragem, fotografia e produção audiovisual.

A Spectaculu conta com patrocínio do Instituto Ayrton Senna, L’Oréal Brasil, Louis Vuitton, Theatro Municipal, Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro/Ponto de Cultura, Marshall Foundation (Cingapura) e Levi’s, apoio do Centro Espacial Vik Muniz, Sociedade Brasileira Cultura Inglesa, Instituto Iko Poran e ACasaGringoCardia, além de parcerias individuais com artistas e profissionais liberais.