SPECTACULU ESCOLA DE ARTE E TECNOLOGIA

A Spectaculu é uma escola sem fins lucrativos, fundada em 1999 no Cais do Porto do Rio de Janeiro. A instituição oferece formação e inserção profissional no mundo dos espetáculos e da indústria criativa para jovens de 17 a 21 anos, que estudam ou já tenham se formado na rede pública de ensino e morem em bairros ou comunidade do Rio de Janeiro, Baixada Fluminense, São Gonçalo e arredores.

Buscando abrir as portas do conhecimento e oferecer uma possibilidade real de empregabilidade, a escola tem como missão a inserção destes jovens no mundo dos espetáculos, cujo mercado de trabalho é muito carente de mão de obra especializada.

A instituição oferece cursos nas áreas técnicas de artes cênicas e arte e tecnologia (conheça a lista de cursos oferecidos no momento). Através de uma visão educacional que prima pelo estímulo ao desenvolvimento de consciência crítica, a instituição também proporciona aos alunos formação consistente de filosofia, cidadania e direitos, expressão corporal, oral e escrita, história da arte e criatividade.

A Spectaculu é uma iniciativa da sociedade civil com o intuito de auxiliar a região metropolitana do Rio de Janeiro e seus jovens a enfrentarem dificuldades sociais e econômicas. Fundada em 1999 pelo cenógrafo Gringo Cardia e pela atriz Marisa Orth, a Spectaculu conta com o apoio da classe artística e tem três importantes colaboradores na direção de suas atividades: o artista plástico Vik Muniz, a diretora de projetos especiais de moda e arte Malu Barretto e o diretor de arte Giovanni Bianco.

Mapa das comunidades atendidas