SPECTACULU ESCOLA DE ARTE E TECNOLOGIA

Spectaculu-ALUNOS1A Spectaculu é uma escola sem fins lucrativos que atua desde 1999 no Cais do Porto do Rio de Janeiro. A instituição oferece capacitação profissional nas áreas de Arte e Tecnologia e Artes Cênicas para jovens de 17 a 21 anos, oriundos da rede pública de ensino e moradores de regiões de vulnerabilidade social do Grande Rio.

Buscando abrir as portas do conhecimento e oferecer uma possibilidade real de empregabilidade, a escola tem como missão a inserção destes jovens no mundo dos espetáculos, cujo mercado de trabalho é muito carente de mão de obra especializada.

Spectaculu recebe equipe da Sentimental Filme (Foto: Alunos Fotografia 2015)A instituição oferece os cursos de Adereços de Cena, Beleza, Contrarregragem & Camarim, Costura e Figurino, Fotografia, Iluminação Cênica, Montagem de Cenários e Tratamento de Imagem. Através de uma visão educacional que prima pelo estímulo ao desenvolvimento de consciência crítica, a instituição também proporciona aos alunos formação consistente de filosofia, cidadania e direitos, expressão corporal, oral e escrita, história da arte e criatividade.

A Spectaculu é uma iniciativa da sociedade civil com o intuito de auxiliar a região metropolitana do Rio de Janeiro e seus jovens a enfrentarem dificuldades sociais e econômicas. Fundada em 1999 pelo cenógrafo Gringo Cardia e pela atriz Marisa Orth, a Spectaculu conta com o apoio da classe artística e tem dois importantes colaboradores na direção de suas atividades: o artista plástico Vik Muniz e a consultora de moda e arte Malu Barretto.

Mapa das comunidades atendidas