Apresentações Spectaculu em 5 Minutos / 5 Cliques

Jurados escolhem melhores projetos de releitura da ópera Lo Schiavo

 

Na última quinta-feira (01/12), jurados do mundo dos espetáculos estiveram na Spectaculu para escolher as melhores releituras em vídeo e ensaios fotográficos da ópera “Lo Schiavo”. Os trabalhos foram realizados por jovens das turmas 2016 e fazem parte do projeto Spectaculu em 5 Minutos / 5 Cliques, realizado em parceria com o programa Scene Change (British Council e People’s Palace Projects). Grandes profissionais como Batman Zavareze, Ana Moradi e Julia Sampaio fizeram parte das duas comissões julgadoras que premiaram os projetos.

 

Equipe do curta vencedor do Spectaculu em 5 Minutos, “O Diário de Ilara” (Créditos: Julianne Gouveia / Spectaculu)

 

Os 100 jovens formados na Spectaculu em 2016 desenvolveram quatro ensaios fotográficos, quatro curtas-metragens e mais de 40 portfólios criativos livremente inspirados na obra de Carlos Gomes. As produções são fruto do Scene Change, projeto de cooperação internacional do qual a escola participa há três anos e que promove o intercâmbio cultural Brasil-Reino Unido para instituições de ensino técnico. 20 portfólios criativos do projeto foram exibidos durante exposição especial no Theatro Municipal do Rio de Janeiro no início de novembro. Já os projetos em vídeo e fotografia foram produzidos em um período de seis semanas, com orçamentos máximos de R$200,00, e apresentados para o corpo do júri na Spectaculu ao término do ano letivo 2016.

 

Grupo vencedor da categoria de Melhor filme do Spectaculu em 5 Minutos 2016. (Créditos: Julianne Gouveia / Spectaculu)

 

O artista visual Gringo Cardia, os designers Julia Sampaio e Matheus Meira (ACasaGringoCardia), a editora Ana Moradi (TV Globo) e a coordenadora de projetos especiais, arte e educação Bruna de Carvalho (Theatro Municipal do Rio de Janeiro) avaliaram as produções do Spectaculu em 5 Cliques, criadas por alunos dos cursos de Fotografia e Tratamento de Imagem. O ensaio fotográfico “Em Branco” foi premiado. Gringo, Bruna e Ana também escolheram, ao lado do artista visual Batman Zavareze (Festival Multiplicidade), da atriz Denise Milfont e de Isabel Cristina (Spectaculu), os melhores projetos do projeto Spectaculu em 5 Minutos. Ambientado durante a Ditadura Militar, o curta “O Diário de Ilara” foi o grande vencedor.

Confira abaixo os projetos premiados em todas as categorias.

Spectaculu em 5 Cliques
Ensaio fotográfico: “Em Branco”

Spectaculu em 5 Minutos
Filme: “O Diário de Ilara”
Roteiro: “Escrava Periferia”
Visual: “Visão da Rosa”
Maquiagem: “Catarina” e “Visão da Rosa”
Adereços: “Catarina”
Iluminação: “Escrava Periferia” e “O Diário de Ilara”
Figurino: “Catarina” e “O Diário de Ilara”
Cenário: “Catarina”, “Escrava Periferia” e “O Diário de Ilara”

O making of do Spectaculu em 5 Minutos e todo o projeto Spectaculu em 5 Cliques já está disponível no site.

 

Scene Change já está a todo vapor em Londres

Alunos da Spectaculu conversaram com estudantes britânicos

Enquanto a Spectaculu finalizava os projetos 2016, duas instituições britânicas estão também produzindo suas releituras da ópera brasileira “Lo Schiavo”. Estudantes das universidades Stratford-upon-Avon College e North West Regional College já realizam pesquisas iniciais sobre os temas da ópera. O próximo passo é desenvolver os roteiros dos curtas-metragens. Uma semana antes da apresentação final do Spectaculu em 5 Cliques / 5 Minutos, participantes dos três projetos puderam conversar sobre a experiência através de uma videoconferência com a mediação da diretora de projetos do British Council UK Sarah Macshane e da diretora do People’s Palace Projects Brasil Raquel Dias.

Alunos britânicos já estão produzindo seus curtas

Londres é o local de nascimento da metodologia Design Challenge, competição desenvolvida pelo Royal Opera House (Londres – UK) que envolve mais de 500 instituições britânicas e inspirou o Scene Change a criar sua própria metodologia com o auxílio da Spectaculu. A escola foi responsável por inserir a produção de vídeos, que até 2014 havia sido desenvolvida exclusivamente pelos jovens brasileiros, como uma das possibilidades estéticas para os projetos.

A Spectaculu participa do programa Scene Change desde 2014. Produções de alunos da escola foram apresentadas em Londres em 2015 e 2016. Em setembro, a Spectaculu realizou a exposição “Mostra Spectaculu: Brasil e Reino Unido”, em que apresentou o material produzido nos anos de 2015 e 2015 e também algumas realizações dos amigos ingleses na Casa Rio.

 

Fotos: Julianne Gouveia / Spectaculu