Backstage to the Future – Jornada Criativa no Teatro Carlos Gomes

Os diretores da Spectaculu Gringo Cardia e Marisa Orth participaram da Jornada Criativa no Teatro Carlos Gomes – Backstage To The Future, um seminário no qual profissionais do Brasil e do Reino Unido compartilharam experiências sobre os desafios da formação técnica no setor artístico e da integração destas duas áreas no processo criativo. O encontrou aconteceu em 4 de setembro, no Teatro Carlos Gomes.

 

riobtf04
Gringo Cardia, Carla Camurati, Liz Pugh e Marisa Orth discutiram ensino técnico nas áreas criativas durante painel do Backstage To The Future (Créditos: Julianne Gouveia / Spectaculu)

 

A Jornada Criativa do Backstage To The Future realizou três mesas de discussão, com foco em produção e acessibilidade. O evento contou com a participação nas mesas de debates de Gringo Cardia e Marisa Orth (Spectaculu), Fleur Darkin e Emma Jones (Scottish Dance Theatre), Liz Pugh (Walk The Plank), Carla Camurati (Celebra), Simon Dancey (Cultural Skills – British Council), Martin Dowle e Luiz Coradazzi (British Council Brasil), as produtoras Valeria Martins e Paula Lopez.

 

Desafios e dicas profissionais

A mesa “Visões artísticas e criativas do mundo técnico” encerrou os debates do dia. Sob mediação da diretora do Celebra Rio 2016 Carla Camurati, Gringo Cardia, Marisa Orth e a produtora executiva da Walk The Plank Liz Pugh falaram sobre as dificuldades de se formar novos técnicos no Brasil e no exterior.

 

riobtf05
Gringo Cardia e Carla Camurati (Créditos: Julianne Gouveia / Spectaculu)

 

Gringo citou o pouco investimento em formação técnica no Brasil e as dificuldades em fazer com que jovens que vêm de famílias continuem investindo em formação, ainda que sejam grandes as pressões para a geração de renda, como os grandes desafios de se manter de pé um projeto como a Spectaculu. “Mostramos para os jovens que cada técnico é parte do espetáculo. Eles precisam entender a responsabilidade que têm”, explicou. “Um bom técnico vale mais do que cinco atores medíocres”, complementou Marisa. Liz se disse incomodada com a falta de escuta entre artistas e técnicos que costuma acontecer nas produções: “As pessoas discutem muito estética e filosofia, e isso toma muito tempo na tomada de decisões. Precisamos ouvir mais o que os nossos aprendizes da Escócia tem a dizer”.

 

riobtf06
Gringo Cardia (Julianne Gouveia / Spectaculu)

 

Os quatro deram conselhos à plateia, formada por jovens técnicos do Backstage To The Future. Para Liz Pugh, a comunicação é fundamental. “Melhorem o seu inglês porque isto é uma habilidade extra. Também mantenham-se conectados. Quando vocês progredirem, é nestas pessoas que estão do seu lado que vocês vão poder confiar”, afirmou a produtora escocesa. Gringo lembrou que o estímulo à criatividade e a pesquisa são importantes matrizes do projeto pedagógico da Spectaculu: “Arte sem curiosidade não existe. Não deixem de ser curiosos. Vocês podem tudo”. Já Carla Camurati lembrou a grande motivação de todos os presentes: “A melhor coisa do mundo é fazer o que a gente gosta. Nada é fácil, mas quando a gente faz aquilo no que acredita, faz bem”, finalizou.

 

riobtf07
Carla Camurati e Liz Pugh / Walk The Plank (Créditos: Julianne Gouveia / Spectaculu)

 

 

Fotos: Julianne Gouveia / Spectaculu