Capitalization Workshop: Encontro em Hanói

Representantes da Spectaculu visitam Vietnã

 

A convite da Swiss Philanthropy Foundation, a Spectaculu foi até o outro lado do mundo para trocar experiências do Terceiro Setor. O diretor Gringo Cardia e a coordenadora do Núcleo de Trabalho Carla Vilardo participaram do seminário “Capitalization Workshop”, realizado em Hanói entre os dias 08 e 12 de maio. O evento reuniu organizações de oito países na capital vietnamita.

“Capitalization Workshop” foi um encontro voltado para o intercâmbio de boas práticas de 13 projetos sociais da Ásia, África e América Latina: Amani (Tanzânia), Friends International (Camboja), Gastromotiva (Brasil), Joportunity (Tanzânia), Luta Pela Paz (Brasil), Magic Bus (Índia), Miop Tapang (Camboja), Padect (Laos), REACH (Vietnã), Renapsi – Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração (Brasil), Spectaculu (Brasil), UYDEL (Uganda) e Yuva Parivartan (Índia). Todas as organizações têm em comum o trabalho com educação e empreendedorismo.

 

Durante cinco dias, os representantes participaram de grupos de trabalho, palestras e visitas que os ajudaram a pensar ações estratégicas voltadas para temas como sustentabilidade, engajamento, qualidade da formação e o combate à evasão escolar. Eles puderam conhecer realidades que são distantes e, ao mesmo tempo, muito parecidas. “As expectativas e inseguranças dos jovens são as mesmas no mundo todo”, explica a coordenadora do Núcleo de Trabalho Spectaculu Produções Carla Vilardo, responsável pela empregabilidade dos jovens da Spectaculu.

Visitas a pontos turísticos e projetos também fizeram parte do encontro. A organização local REACH recebeu os participantes em suas instalações. Eles mantêm, entre outras atividades, um salão de beleza e um restaurante autogeridos por ex-alunos, que ajudam não apenas a manter financeiramente o projeto, mas também o próprio sustento.

Estas e outras ações se mostraram muito inspiradoras para todos que participaram do “Capitalization Workshop”:

– Enquanto profissional, aprendi muitas coisas novas. Foi muito legal entender outras realidades e perceber que, apesar das diferenças, é tudo muito parecido quando se fala de educação. Uma oportunidade como essa só nos dá mais propriedade para saber que estamos no caminho certo, finaliza Carla Vilardo.