Cocriação de museus – M+E Design

Jovens participam de evento de cocriação no Rio Criativo

 

A convite da M+E Design, uma das empresas incubadas pelo Rio Criativo em 2016, três jovens da Spectaculu participaram de oficinas de cocriação de museus. Tamires Gomes (Cenários 2016) e Ismael Queiroz (Contrarregragem & Camarim 2016) participaram de eventos inspiracionais através de metodologias de criação de equipamentos culturais mais aproximados da realidade do público.

Cerca de 30 pessoas, entre profissionais de diversas áreas e público em geral, estiveram na equipe que, durante três encontros, mapeou os interesses da comunidade no protótipo de um museu que une os conceitos de humanidade, oceano e tecnologia. “A gente entende que a resistência da comunidade é grande se não há diálogo. Quando a população é engajada, o resultado tende a ser mais inclusivo”, explica a diretora da M+E Design Magui Kampf, responsável pela montagem de exposições como “Senna Emotion” e Festival Reboot. O trabalho foi desenvolvido em parceria com a Carioteca, empresa de gestão e facilitação de processos.

Criadores de projetos selecionados entre os dez melhores da competição de design thinking Designing Respect, Tamires e Ismael participaram de dois dias de dinâmicas e discussões. “É ótimo ter suas ideias tratadas com a devida importância. Meu pensamento se expandiu ainda mais, sem limitação de ideias e possibilidades”, resume Ismael.

A jovem Julliana Andrade (Fotografia 2016) realizou os registros fotográficos durante os dias de dinâmica. Veja algumas imagens clicadas por ela abaixo.

Fotos: Julliana Andrade