Creative Lab: The Producers

Jovens artistas e empreendedores da Spectaculu participam de intercâmbio em Londres

 

Já pensou em criar um projeto e ter a chance de poder aprimorá-lo no exterior? Três jovens da Spectaculu viveram essa experiência. Eles estiveram entre os selecionados do programa de intercâmbio cultural Creative Lab: The Producers, que levou nove produtores criativos de quatro projetos sociais do Rio para dez dias de imersão em empreendedorismo cultural durante o mês de junho na cidade de Londres (UK).

 

Desirée, Graucianna e Kelson visitaram Londres para participar do intercâmbio Creative Lab: The Producers.

 

A convite do People’s Palace Projects, Kelson Succi (Contrarregragem & Camarim 2010), Graucianna Santos (Beleza 2010) e Desiree Santos (Montagem de Cenários 2016) foram indicados pela Spectaculu para participar da nova edição do Creative Lab, que em 2016 promoveu uma residência artística no Complexo da Maré com artistas brasileiros e britânicos. Desta vez, os participantes cruzaram o Atlântico para mergulhar no universo da indústria criativa.

De 17 a 27 de junho, eles participaram de encontros, bate-papos e dinâmicas que proporcionaram uma rica troca de conhecimento sobre como gerenciar espaços culturais, gerar lucros, captar recursos, conceber projetos e medir o impacto sociocultural de seus projetos nas comunidades onde estão instaladas.

 

Os selecionados participaram de uma imersão em empreendedorismo cultural e indústria criativa.

 

O trio visitou grandes instituições culturais locais, como Battersea Arts Centre, Sounthbank Centre, The Albany, V22, Rich Mix e o recém inaugurado Poplar Union. Eles também participaram de um grande encontro com líderes culturais da Inglaterra e do Brasil. “A chance de conhecer um país com uma estrutura bem diferente do Brasil foi um fator chave para absorver novas ideias e, principalmente, ver como o mercado cultural é versátil. Também pude aprender como a comunidade pode se unir e modificar a estrutura do lugar onde a gente vive”, explica Desirée, de 22 anos, moradora de Madureira que acaba de ingressar na graduação de Artes Cênicas da Unirio.

Kelson Succi foi um dos jovens indicados pela Spectaculu para participar do projeto.

Para Kelson Succi, de 24 anos, a experiência de visitar Londres no Creative Lab: The Producers transformou suas práticas artísticas. Ele, que viveu diversas experiências como contrarregra em grandes espetáculos, como o  musical “A Família Addams”, antes de se dedicar exclusivamente à dramaturgia, agradece à escola pela oportunidade.

– Antes da Spectaculu, eu era o Kelson q morava no Complexo do Alemão e tinha uma sede de conhecer, sem saber como fazer para entrar nesse mundo. O Kelson de agora tem muito mais gás, tem mais coragem, mais confiança em si, busca conhecimento e se sente mais capaz, resume o jovem artista, que estreou em setembro o projeto “Vamos Escurecer a Cidade”, a inspiração que o fez ser um dos selecionados para o intercâmbio. O espetáculo fica em cartaz até o dia 24 no Centro Cultural Maria Teresa Vieira.