Curta da Spectaculu é selecionado para o Festival do Rio 2016

Vídeo foi produzido por grupo só de mulheres

 

O curta-metragem “Violenta”, produzido por alunas da Spectaculu em parceria com o projeto de intercâmbio cultural Scene Change (British Council e People’s Palace Projects), está na seleção oficial do Festival do Rio 2016. A produção faz parte do Vídeo Fórum da Mostra Geração, programa onde crianças e jovens apresentam seus filmes e trocam impressões sobre linguagem audiovisual.

 

violenta01
Com equipe 100% feminina, curta “Violenta” foi selecionado para a Mostra Geração do festival do Rio (Créditos: Beatriz Carelli / Spectaculu)

 

 

“Violenta” foi uma das releituras temáticas audiovisuais da ópera La Traviata desenvolvidas na escola durante o ano passado. O filme curto venceu a competição Spectaculu em 5 Minutos 2015, projeto anual inspirado na metodologia britânica Design Challenge (Royal Opera House / Londres) na qual os alunos se dividem em grupos para criar projetos em vídeo e fotografia. Os trabalhos são avaliados e premiados por uma comissão julgadora, composta por grandes profissionais do mundo dos espetáculos, que premia os melhores nas áreas de Beleza, Cenário, Figurino, Iluminação e Conjunto da Obra. Batman Zavareze, Aloisio de Abreu e Barrão foram alguns dos jurados da última edição.

 

violenta08
Além de atuar nos bastidores, as jovens também interpretaram todos os papeis do elenco, incluindo os masculinos (Créditos: Beatriz Carelli / Spectaculu)

 

O curta-metragem que acaba de ser selecionado para o maior festival de cinema do Rio de Janeiro é livremente inspirado na obra de Verdi e imergiu nas questões de gênero para retratar o tema do empoderamento feminino presente em “La Traviata”. A equipe de “Violenta” era exclusivamente formada por 12 jovens mulheres, com idades entre 18 e 21 anos. Com o auxílio dos instrutores Amaury Lorenzo (Voz Interpretação e Corpo), Eric Fuly (Adereços), Alex Augusto (Cenários), Heyk Pimenta (Palavra) e Raquel Barreto (Filosofia) e do diretor de fotografia Ian Reis, as alunas foram responsáveis por toda a produção, do roteiro à atuação – passando por figurino, cenários, iluminação e beleza. Todos os personagens masculinos, incluindo o antagonista Alfredo, também foram interpretados por elas.

Uma das idealizadoras e roteirista do curta, a rapper Iacyara Helena (Beleza 2015), mais conhecida como Helena D’Troia, conta que lembrou da própria vida para contar a história da jovem que, desprezada pela família, larga tudo para buscar o sonho de ser cantora no Rio de Janeiro boêmio da década de 1950. “Como sou performer, eu me inspirei para criar a personagem Violeta. Eu me identificava com sua luta, sua postura firme e seus atos de amor. Deixei as influências da minha vida no Hip Hop me auxiliarem, criando um universo de poesia e manifesto”, explica a Helena, que recentemente dividiu sua experiência com alunos da Spectaculu 2016 em um debate na Casa Rio durante a Mostra Spectaculu: Brasil e Reino Unido.

 

violenta05
Iacyara Helena, mais conhecida como Helena D’Troia, foi aluna do curso de Beleza 2015 da Spectaculu e é uma das idealizadoras do projeto (Créditos: Beatriz Carelli / Spectaculu)

 

“Violenta” deve ser exibido dentro da programação do Festival do Rio em 11 de outubro, ainda sem horário e local definidos. 34 filmes, muitos deles produzidos em escolas públicas, foram escolhidos para participar da Mostra Geração 2016. O Festival do Rio acontece de 6 a 16 de outubro.

 

Fotos: Beatriz Carelli / Spectaculu