Formaturas 2015

Spectaculu forma 127 jovens em manhã de festa

No dia mais importante do ano, a Spectaculu encerrou o ano letivo com o grande evento das Formaturas 2015. 127 jovens receberam certificados das mãos dos diretores Gringo Cardia, Vik Muniz e Malu Barretto, apresentaram trabalhos e o espetáculo multimídia “La Traviata: o Lindo Lado Invisível da Cidade”.

 

Formatura2015-25-
Fernando Queiroz (Professor substittuto – Contrarregragem), Malu Mader (madrinha), a jovem Alice Castanho (Contrarregragem & Camarim 2015), Fernando Santos (Professor – Contrarregragem), Gringo Cardia, Malu Barretto e Vik Muniz (Foto: Lidia Campelo)

 

Quase 300 pessoas marcaram presença na festa, como os padrinhos Malu Mader, José Fortes e Regina Mayall e os representantes de patrocinadores e parceiros como Stella Miranda, Virginia Rigot-Muller (People’s Palace Projects), Daniele Waltz (Concessionária Porto Novo), Ana Yazlle (Inoar Brasil), Natália Miras (Inoar Brasil / Beleza Solidária), Maria Clara Wasserman e Cleber Ribeiro Souza (Instituto Unibanco), Giulia Cauti e membros da equipe das Cerimônias Cariocas Rio 2016, Valmyr Ferreira (AIA – Atelier de Iluminação), João de Freitas e outras.

 

Formatura2015-10
A madrinha Regina Mayall (segunda à esquerda), Virginia Rigot-Muller (People’s Palace Projects – centro), Stella Miranda e Gringa Cardia assistiram ao espetáculo da primeira fila (Foto: Lidia Campelo)

 

Os convidados puderam prestigiar um pouco da exposição “La Traviata: Cadernos de Inspiração”, aberta ao público no Theatro Municipal do Rio de Janeiro em novembro. Portfólios criativos realizados por alunos de toda a Spectaculu e também do Ciep 358 Alberto Pasqualini (Nova Iguaçu), parceiro da instituição no projeto Spectaculu em 5 Minutos (British Council / People’s Palace Projects), foram exibidos na Sala Polivalente. Todos os cursos apresentaram projetos de final de ano, desenvolvidos para a 3ª avaliação individual de alunos, em suas respectivas salas de trabalho.

 

Formatura2015-6
Convidados e alunos prestigiam exposição “La Traviata: Cadernos de Inspiração”, exibida ao público na Spectaculu depois de temporada no Theatro Municipal do Rio de Janeiro (Foto: Lidia Campelo)

 

Seguindo com as criações da edição 2015 do Spectaculu em 5 Minutos / Spectaculu em 5 Cliques, o espetáculo multimídia “La Traviata: o lindo lado invisível da cidade”, com direção geral de Gringo Cardia e preparação corporal de Amaury Lorenzo, apresentou aos convidados uma releitura da ópera de Giuseppe Verdi que mesclava música e audiovisual através dos curtas-metragens produzidos pelos alunos 2015: “Incontáveis Doses”, “Indomável”, “Hella”, “Realidade da Ficção” e “Violenta”. O espetáculo contou ainda com um número musical dirigido pela atriz Stella Miranda, no qual os alunos interpretaram uma versão de sua autoria da canção “La Traviata”. Antes disso, jovens de Fotografia subiram ao palco para mostrar aos presentes um pouco dos ensaios fotográficos inspirados na obra, desenvolvidos pelas turmas de Tecnologia.

 

Formatura2015-15
Casa cheia durante a apresentação de “La Traviata: o Lindo Lado Invisivel da Cidade” (Foto: Lidia Campelo)

 

Os 127 jovens de Adereços, Beleza, Contrarregragem & Camarim, Costura & Figurino, Fotografia, Iluminação Cênica, Montagem de Cenários e Tratamento de Imagem receberam certificados de conclusão de curso das mãos dos diretores Gringo Cardia, Vik Muniz, Malu Barretto e instrutores. Antes de iniciar a chamada dos jovens, Vik fez uma fala direcionada aos jovens: “Vocês estão na vanguarda do tempo, deixando de ser consumidores de cultura para estarem em uma posição privilegiada de produzir para vocês mesmos. Fico muito orgulhoso de fazer parte disso”.

 

Formaturas2015-20-
O diretor convidado da Spectaculu Vik Muniz fala aos alunos (Foto: Lidia Campelo)

 

A madrinha Malu Mader foi convidada pela direção para entregar os certificados de Contrarregragem & Camarim e resumiu a importância dos profissionais da área: “São profissionais fundamentais para que a gente possa trabalhar com conforto”. As representantes da Inoar Brasil Ana Yazlle e Natália Miras também entregaram diplomas aos 15 jovens formados no curso de Beleza (Cabelo & Maquiagem). A festa ainda teve espaço para o anúncio do oferecimento de doação à Spectaculu da produtora LadoB pelas mãos de Nina Dias, responsável pelas ações do ArtBattleBrasil, competição artística que teve dois jovens formados na instituição entre os finalistas.

 

Formatura2015-27
Nina Dias (LadoB) entrega doação a Gringo Cardia durante o evento (Foto: Lidia Campelo)

 

Muita música, alegria e até passinho encerraram esta manhã de emoções, quando os alunos tomaram o palco da Spectaculu e se divertiram com os sons que fazem a cabeça da juventude. Ano que vem tem mais!

 

Fotos: Lidia Campelo