Formaturas 2016

Spectaculu celebra aniversário e formatura de alunos 2016

 

Música, arte, política e muita emoção. Esses quatro ingredientes resumem a manhã de 03 de dezembro, data em que a Spectaculu realizou seu evento de formatura 2016 e comemorou 17 anos de fundação no Cais do Porto do Rio. Mais de 100 alunos receberam certificados das mãos do diretor Gringo Cardia e da madrinha Malu Mader no Theatro Municipal do Rio de Janeiro após apresentarem um espetáculo multimídia em homenagem à ópera “Lo Schiavo”, de Carlos Gomes, com participação especial de Áurea Martins e Da Gama.

 

Alunos apresentaram espetáculo e receberam certificados no palco do Theatro Municipal do Rio de Janeiro (Créditos: Matheus Meira/Spectaculu)

 

Quase 300 convidados, como Malu Mader e Mirian Goldenberg, marcaram presença na festa. Antes do espetáculo, o anfitrião Gringo Cardia pediu um minuto de silêncio aos presentes pelos jovens vítimas do acidente aérea com o time de futebol da Chapecoense. Ao lado das famílias dos alunos, os convidados puderam conferir os trabalhos do projeto Spectaculu em 5 Minutos 2016. Racismo, feminismo e política foram temáticas amplamente abordadas em todas as produções.

 

As madrinhas da Spectaculu Malu Mader e Gringa Cardia ao lado da antropóloga Mirian Goldenberg (Créditos: Matheus Meira / Spectaculu)

 

O espetáculo multimídia apresentou uma releitura da ópera brasileira de Carlos Gomes que mesclava música e audiovisual através dos ensaios fotográficos “Amare La Santa”, “Ausência”, “Em Branco” e “Ilaras” e dos curtas-metragens deste ano: “Escrava Periferia”, “Catarina”, “O Diários de Ilara” e “Visão da Rosa”. Sob a direção geral de Gringo Cardia e preparação corporal de Amaury Lorenzo, os jovens cantaram e dançaram músicas como “História Brasil”, ao lado de Da Gama, e “Alvorecer”, com Áurea Martins. “Sinhá”, de Chico Buarque, “Menina pretinha”, de MC Soffia, e “Sorriso Negro”, de Dona Ivone Lara, também fizeram parte do repertório.

 

Da Gama cantou ao lado dos jovens (Créditos: Sidnei Ferreira)

 

102 jovens de Adereços, Beleza, Contrarregragem & Camarim, Costura & Figurino, Fotografia, Iluminação Cênica, Montagem de Cenários e Tratamento de Imagem receberam certificados de conclusão de curso. Pais, amigos e familiares comemoraram o momento especial. “Agradeço a todos da Spectaculu por tudo. Vocês são sensacionais”, afirmou Verônica Lisla, mãe da aluna Daniela, de Adereços de Cena.

 

Fotos: Matheus Meira / Spectaculu e Sidnei Ferreira