Intercâmbio Paris-Londres

Três jovens da Spectaculu participam de atividades culturais no exterior

 

A convite das organizações britânicas Theatrum Mundi e People’s Palace projects, três jovens representantes da Spectaculu estiveram em Paris e Londres para um intercâmbio cultural de entre os dias 18 e 28 de abril. Os alunos Ismael Queiroz, Miriã Brasil e Valdemar Vargas participaram de sessões de pitching para defender os projetos vencedores do concurso Designing Respect e ainda ajudaram a montar a exposição dos trabalhos realizados durante o programa de intercâmbio cultural Scene Change, realizada na Embaixada do Brasil em Londres.

 

Ismael de Queiroz, Miriã Brasil e Valdemar Vargas em Paris

 

Ismael, Miriã e Valdemar passaram cinco dias em cada cidade. Eles chegaram a Paris em 19 de abril, a convite da organização britânica Theatrum Mundi. Na capital francesa, visitaram museus e pontos turísticos como o Centre Pompidou e a organização Plateau Urbain, onde apresentaram os trabalhos Favela Barroca, Sinal Amarelo e Vozes que Ecoam, vencedores do concurso especial exclusivo para jovens da Spectaculu. “Conhecemos muita gente, de diversas nacionalidades, principalmente em Paris”, conta Miriã Brasil (Fotografia 2016), moradora de Itaboraí que nunca havia viajado para o exterior.

Os jovens chegaram a Londres em 23 de abril com a missão de representar a Spectaculu na mostra Scene Change, aberta ao público no dia 24 na Embaixada do Brasil. Além de idealizarem e montarem a exposição, Miriã, Valdemar e Ismael conheceram de perto o trabalho de escolas técnicas de artes cênicas e centros de produção parceiros do programa de intercâmbio, como o polo cultural High House Production Park e The Backstage Centre.

“Conhecemos grandes escolas de arte e equipamentos culturais bem geridos, além do profissionalismo e perfeição da indústria criativa na Europa. Acrescentará muito à minha formação”, explica Valdemar Vargas (Contrarregragem & Camarim 2016), que sonha fazer faculdade de História da Arte. Eles também visitaram museus, pontos turísticos e assistiram a uma versão do musical “Wicked”.

Além do mix de culturas, os alunos já formados na Spectaculu se impressionaram com os métodos de trabalho das organizações que visitaram. Para Miriã, que sonha estudar Comunicação e se firmar como fotógrafa de espetáculos, o intercâmbio só vai enriquecer a sua própria inserção no mundo do trabalho: “Foi importante conhecer outra forma de trabalho. A troca de experiências foi bem legal. Algumas coisas que vi por lá vão me ajudar no mercado”, resume.

 

London School of Economics

As 11 ideias premiadas no concurso Designing Respect Rio, exibidas no Museu do Amanhã em outubro de 2016, foram apresentadas também na London School of Economics (LSE). Três destes projetos foram criados por outros jovens da Spectaculu. Nosso Lugar, Casa de Acolhimento Feminino e Helpet estão em exposição na LSE Atrium Gallery até 9 de junho.