Jovens Urbanos

Spectaculu recebe jovens do projeto

 

Entre 11 e 25 de agosto, a Spectaculu recebeu o projeto Jovens Urbanos, desenvolvido pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), Itaú Social e Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (Cieds). Alunos da rede pública de ensino, com idades entre 17 e 18 anos, vivenciaram duas semanas de aprendizado intenso na escola, conhecendo um pouquinho das áreas técnicas do mundo dos espetáculos.

 

Foto: Beatriz Carelli
Participantes do projeto Jovens Urbanos posam ao lado de alunos da Spectaculu na Sala de Costura (Foto: Beatriz Carelli)

 

 

Depois de experiências bem sucedidas nos anos 2000, o projeto Jovens Urbanos retornou à Spectaculu para uma edição especial. Dez vagas foram disponibilizadas para que alunos de escolas públicas da Vila Kennedy pudessem vivenciar na prática experimentações de ampliação no repertório sociocultural através de metodologias arte e tecnologia.

 

Foto: Beatriz Carelli
Jovens receberam aulas de automaquiagem durante o módulo de Beleza (Foto: Beatriz Carelli)

 

Os jovens participaram de um verdadeiro trabalho de imersão no mundo dos espetáculos, tomando parte em um rodízio pedagógico pelas aulas de Maquiagem, Adereços e Costura & Figurino, bem como das disciplinas transversais VIC (Voz, Interpretação & Corpo) e Palavra. Com a ajuda de alunos da Spectaculu 2015, que atuaram como tutores, os participantes aprenderam os truques da automaquiagem, desenvolveram croquis e pontos de costura, customizaram camisetas e realizaram um vídeo de 3 minutos sobre o tema “Vida e futuro”.

 

Foto: Beatriz Carelli
O vídeo foi construída de maneira coletivo entre os participantes do projeto e os jovens da Spectaculu (Foto: Beatriz Carelli)

 

“Sobre os quatro dias na Spectaculu: amei! Sem palavras para descrever. Queria poder ficar mais dias para aproveitar tudo”, escreveu em uma rede social o jovem participante Hugo Ramos.