Parceria British Council

Spectaculu renova cooperação com Reino Unido

 

A Spectaculu acaba de renovar parceria com British Council e People’s Palace Projects para a realização de uma nova edição do projeto Spectaculu em 5 Minutos, que promove, através da metodologia Design Challenge, a produção de trabalhos artísticos por jovens da instituição e de mais 500 escolas públicas britânicas sob o norte criativo do Royal Opera House. Uma das novidades deste ano é a participação no projeto de duas escolas públicas da região metropolitana do Rio.

 

Representantes de instituições culturais britânicas e alunos da Spectaculu (Foto: Patricia Silva)
Representantes de instituições culturais britânicas como British Council, Creative & Cultural Skills, Royal Opera House e People’s Palace Projects ao lado de alunos da Spectaculu 2014 (Foto: Patricia Silva)

 

Através do intercâmbio Scene Change, a Spectaculu utiliza desde 2014, para a produção do projeto de fim de ano, a metodologia do Design Challenge, competição capitaneada pelo Royal Opera House de Londres que envolve mais de 500 instituições britânicas e oferece a estudantes experiências de trabalho em áreas da indústria criativa (figurino, maquiagem, cenografia e marketing digital). A experiência brasileira bem-sucedida agregou um novo suporte para o desenvolvimento dos trabalhos no Reino Unido: a exemplo dos trabalhos realizados na Spectaculu desde a primeira edição do projeto, os jovens participantes do Design Challenge UK devem produzir curtas-metragens sob a inspiração de uma das cinco visões do diretor ligadas a temas da ópera “La Traviata”, de Giuseppe Verdi.

 

Curta-metragem "Urucum" (Foto: Alunos de Fotografia 2014)
Curta-metragem “Urucum” (Foto: Alunos de Fotografia 2014)

 

Outra grande novidade da edição 2015 do projeto Spectaculu em 5 Minutos é a sua ampliação experimental para a rede pública de ensino. Alunos do Ciep Alberto Pasqualini (Nova Iguaçu / RJ) e o Colégio Estadual Brigadeiro Schorcht (Jacarepaguá) receberão, por três meses, workshops de formação básica nas áreas de cabelo, cenário, figurino, maquiagem, contrarregragem, adereços, iluminação e vídeo.  Instrutores e ex-alunos da instituição vão acompanhar a execução do projeto, que acontecerá em paralelo aos trabalhos desenvolvidos na instituição.

 

Workshop de Palavra no Ciep Alberto Pasqualini (Nova Iguaçu)
Workshop de Palavra no Ciep Alberto Pasqualini (Nova Iguaçu)

 

Durante a realização do Spectaculu em 5 Minutos, jovens dos sete diferentes cursos da escola são divididos em grupos e participam de todas as etapas de produção de curtas-metragens e ensaios fotográficos – da construção do roteiro à atuação, passando pelo desenvolvimento de figurinos, direção de arte, maquiagem, iluminação e cenários. Os trabalhos são apresentados para uma comissão julgadora, que escolhe o grupo vencedor.

 

O Boto e a Rosa1-bx
Bastidores da produção do curta-metragem “O Boto e a Rosa”, vencedor do Spectaculu em 5 Minutos 2014 (Foto: Alunos Fotografia 2014)

 

Ipojucan Teixeira, integrante do grupo vencedor 2014 representou a escola em um intercâmbio de dez dias na cidade de Londres, onde apresentou alguns dos trabalhos realizados pelos colegas durante o projeto.

 

Ipojucan apresenta os portfólios criativos dos alunos da Spectaculu 2014 a jovens de projetos parceiros em Londres (Foto: Sarah Macshane – British Council – 2015)