Paul Heritage – Diretor de relações internacionais

Amigo de longa data da Spectaculu oficializa parceria com a instituição

 

Se existe quem conheça como poucos a importância das trocas interculturais para o desenvolvimento das artes, o professor de Artes Dramáticas da Queen Mary University Of London e diretor do People’s Palace Projects Paul Heritage se encaixa perfeitamente neste quadro. E não poderia haver ninguém melhor que este londrino, que há 24 anos escolheu dividir sua vida entre o Rio de Janeiro e Londres, para receber uma nova e importante atribuição: a direção de relações internacionais da Spectaculu.

 

Representantes do British Council, People's Palace Projects e High House Production Park visitam a Spectaculu (Foto: Camila Mariel)
Paul Heritage ao lado de representantes do British Council e High House Production Park em visita a Spectaculu (Foto: Camila Mariel)

 

Desde 1991, Paul Heritage divide-se entre o Brasil e o Reino Unido, realizando projetos de desenvolvimento artístico com população carcerária e moradores de comunidades. A partir de 2008, a Spectaculu tornou-se um ponto de inspiração para ele, que foi responsável por um dos primeiros intercâmbios internacionais da instituição: “Festa!” (2008), espetáculo desenvolvido por jovens da escola e apresentado no teatro londrino Young Vic. Uma sucessão de projetos reforçaram estes laços ainda mais, como o desenvolvimento do curso de mashup para alunos da escola com o artista visual Gary Stewart (2010) e a residência artística de 30 brasileiros na Rio Occupation London durante as Olimpíadas de Londres 2012.

 

Jovens da Spectaculu em Londres para a Rio Occupation London (2012), um dos projetos capitaneados por Paul Heritage

 

“Eu gosto de pensar que sempre atuei como um embaixador informal da Spectaculu. Sempre que estou no Brasil, organizo visitas à escola, desenvolvo projetos e tento empregar jovens em outros projetos em que estou envolvido”, conta o novo diretor de relações internacionais da Spectaculu, que recebeu o convite do presidente Gringo Cardia após a realização do Seminário Novos Rumos – Capacitando Jovens nas Técnicas Culturais, mais um projeto desenvolvido com a Spectaculu e o British Council. “É uma grande honra. Tenho muito orgulho de estar com a escola. Conheço muito projetos e a Spectaculu é uma verdadeira joia neste caminho”, afirma Paul.

 

Paul conversa com alunos da Spectaculu durante uma de suas visitas à escola (Foto: Julianne Gouveia)

 

Intercâmbio Brasil e Reino Unido

Atualmente, Paul Heritage se dedica ao intercâmbio Mudança de Cena / Scene Change, projeto do British Council realizado pelo People’s Palace Projects que realiza ações para troca de expertise cultural entre Brasil e Reino Unido. Na Spectaculu, Paul é o grande responsável pela articulação que trouxe para a instituição, através do Scene Change, a metodologia internacional do Design Challenge, competição capitaneada pelo Royal Opera House de Londres que envolve mais de 500 instituições britânicas e oferece a estudantes experiências de trabalho em áreas da indústria criativa (figurino, maquiagem, cenografia e marketing digital). Esta metodologia formata o Spectaculu em 5 Minutos, grande projeto de final de ano da escola no qual os alunos criam curtas-metragens e ensaios fotográficos em diálogo com o processo criativo britânico.

 

Paul Heritage media mesa durante o Seminário Novos Rumos, que ajudou a idealizar com a Spectaculu, ao lado de autoridades nacionais e internacionais de cultura (Foto: Beatriz Carelli)

 

O resultado da primeira edição do Spectaculu em 5 Minutos pôde ser visto no Royal Opera House em março deste ano e surpreendeu educadores e estudantes locais: “A Spectaculu valoriza muito a visão do jovem. O ensino técnico do Reino Unido é de alta qualidade, mas o desenvolvimento estético é um pouco mais complicado. Aqui conseguimos dar um salto nesse sentido. A Spectaculu ensina o jovem a olhar, sempre com uma estética própria e respeitando o mundo dele”, afirma Paul, que explica o grande fator de sucesso da instituição tanto no Brasil quanto no exterior: “A produção cultural do Rio de Janeiro é extremamente concentrada na Zona Sul da cidade, a região mais rica. Mas os jovens da Spectaculu estão em toda parte. É fundamental esta diversidade dos jovens na escola, de tantos bairros. A escola espalha essa energia pela cidade inteira. Não conheço outro projeto assim”, finaliza.

 

Paul Heritage (centro à esquerda) ao lado da vice-presidente Marisa Orth, da equipe Spectaculu e alguns dos participantes do Seminário Novos Rumos (Foto: Camila Mariel)