Spectaculu Doc

Jovens da Spectaculu produzem documentários sobre ex-alunos

 

No dia em que a Spectaculu completa 18 anos de fundação, a instituição prepara uma surpresa. Acontece hoje nas redes sociais o lançamento do projeto “Spectaculu Doc”, que conta histórias de sucesso de jovens formados na escola. Todo o material foi produzido por alunos da Spectaculu 2017 a partir de uma Oficina de Roteiro, oferecida pelo padrinho e editor Saulo de La Rue com a ajuda de parceiros voluntários.

Durante três meses, cerca de 15 alunos de todos os cursos da Spectaculu vivenciaram uma imersão no mundo dos documentários, com aulas duas vezes por semana. Eles receberam noções de técnicas de entrevista, roteiro e storytelling (contação de histórias), além de uma introdução à história do cinema. A iniciativa é do editor do programa “Globo Repórter” (TV Globo) Saulo de La Rue, que se tornou padrinho da escola no início de 2017 e desejava ter uma maior aproximação com os jovens através de um trabalho social. “O aprendizado foi longo e profundo para todos”, conta.

Sob a supervisão de Saulo, os participantes da Oficina de Roteiro se dividiram em trios, selecionaram casos de sucesso e encaminharam todo o processo de produção de um documentário, com pré-produção, realização de entrevistas, suporte para as filmagens e making of.

O resultado é a série de curtas “Spectaculu Doc”, que conta em vídeos de pequena duração as histórias de superação e sucesso de jovens profissionais, com pelo menos cinco anos de carreira, que passaram pela Spectaculu desde 1999. Todo o conteúdo foi produzido ainda com a ajuda do editor André Alaniz, da produtora Juliana Briggs e do repórter cinematográfico Eduardo Torres, também membros da equipe do “Globo Repórter”.

 

Primeira experiência em audiovisual

A grande maioria dos alunos da Oficina de Roteiro ainda não havia experimentado o universo do cinema e do documentário. É o caso da aluna de Fotografia Paula Amaral. Ela nunca havia feito uma entrevista, mas ganhou a missão de realizar, com mais dois colegas, o curta “Da Spectaculu para o Mundo”, que abre a série e remonta a história do ex-aluno, ex-instrutor de Adereços de Cena e cenógrafo Eric Fuly.

 

 

“Eu já tinha interesse em jornalismo, mas nunca tinha pensado em fazer alguma coisa com audiovisual e documentário. Já na primeira aula, me interessei muito. Eu me apaixonei por roteiro”, explica a jovem, que agora sonha fazer faculdade de Comunicação. “Ver o vídeo pronto dá um sentimento de orgulho e agradecimento. Agradeço à Spectaculu e ao Saulo pela oportunidade”, completa.

Já Renato Rodolfo viu na Oficina de Roteiro uma oportunidade para conhecer o mundo do cinema, que também pretende estudar na universidade. Este foi o seu primeiro contato com a área e com profissionais que estão no mercado. “Foi uma oportunidade incrível. O Saulo foi ótimo, sempre muito disponível para dividir o tempo dele com a gente”, afirma Renato, que quer agora usar o projeto para conseguir uma bolsa de estudos em uma grande instituição de audiovisual do Rio após completar sua formação em Contrarregragem & Camarim. “Sempre quis estudar aqui. Foi uma explosão de conhecimento, eu nunca tinha ido ao teatro, por exemplo. É maravilhoso fazer parte dessa história”, resume.

Os curtas-documentários do projeto “Spectaculu Doc” vão ser publicados semanalmente no Facebook e no YouTube da Spectaculu até o início de janeiro.