Voluntários Iko Poran

Spectaculu recebe voluntários estrangeiros

 

Sempre buscando trocas interculturais para a formação profissional e educacional de seus jovens, a Spectaculu recebe desde agosto novos voluntários estrangeiros. A chegada destes visitantes é fruto da parceria de longa data com a Associação Iko Poran, organização voltada para o voluntariado internacional.

 

Os voluntários da Associação Iko Poran oferecem aos alunos aulas de inglês e workshops nas áreas de artes e design

 

O mote do trabalho da Associação Iko Poran é o chamado volunturismo, no qual visitantes estrangeiros se oferecem para estagiar ou trabalhar voluntariamente em organizações de diversos países, associando os prazeres do turismo de lazer com os benefícios sociais da ação voluntária. “É muito mais enriquecedor do que um programa de turismo normal. O voluntário está buscando uma nova perspectiva, saindo da bolha do ar-condicionado”, explica Luis Felipe Murray, coordenador da Iko Poran.

 

Em 2007, a voluntária Mamiko (centro) foi uma das visitantes recebidas pela Spectaculu através da parceria com a Associação Iko Poran

 

Foi a partir deste novo tipo de experiência que Karina Takhar chegou até a Spectaculu em meados de agosto.  A voluntária inglesa, que em Londres atua na direção de marketing de uma escola de negócios, passou duas semanas no Rio de Janeiro e vivenciou o dia a dia dos alunos na Spectaculu. “Sempre quis vir ao Brasil, mas nunca tive essa possibilidade de viver a vida real, das pessoas daqui”, afirma. Karina assistiu às aulas e ofereceu workshops de formatação de portfólio para os jovens de Tratamento de Imagem, além de também ajudá-los nos projetos de curtas-metragens e ensaios fotográficos do Spectaculu em 5 Minutos. “Minha intenção era contribuir e somar. É ótimo ver outras formas de vida e trazer minhas experiências para ajudá-los em suas carreiras”.

 

A voluntária inglesa Karina Takhar passou duas semanas na Spectaculu (Foto: Simone Lira)

 

 

Karina participou das aulas e ofereceu contribuições para o desenvolvimento do projeto final Spectaculu em 5 Minutos (Foto: Simone Lira)

 

Desde 2004, mais de 40 voluntários estrangeiros chegaram até a Spectaculu através da Associação Iko Poran, que recebe visitantes de países como França, Inglaterra, Holanda, Alemanha e Japão. Em média, estes voluntários realizam trabalhos em projetos sociais durante 6 semanas – com as mais diversas profissões, eles costumam dar aulas de inglês ou oferecer workshops em áreas de artes ou design, além de também poderem trabalhar com desenvolvimento de crianças, esportes, promoção de saúde, desenvolvimento comunitário e de ONGs, hortas comunitárias e meio ambiente e atuar com crianças em creches ou orfanatos.

 

“Minha intenção era contribuir e somar. É ótimo ver outras formas de vida e trazer minhas experiências para ajudá-los em suas carreiras”

 

Além de Karina, mais dois voluntários são esperados para realizar atividades ao lado dos jovens da Spectaculu até o fim do ano, que sempre recebem os visitantes de braços abertos. “Indicamos nossos visitantes para a Spectaculu pois eles sempre relatam a interação legal que acontece na escola. São sempre muito bem recebidos por todos”, conta Luis Felipe Murray. A vivência de Karina comprovou isto: “Todo mundo me fez sentir em casa, da moça da faxina até os coordenadores. Esta troca de informações e aprendizado é maravilhosa. É algo que todo mundo devia fazer”, resume a voluntária.

 

Karina Takhar posa ao lados de alunos da Spectaculu no dia de sua despedida da escola