Rio Occupation London

Rio Occupation London

Spectaculu marca presença nas Olimpíadas em Londres em mega exposição.

 

Sob a direção de Gringo Cardia e Christiane Jatahy, a Rio Occupation London foi um dos braços culturais das Olimpíadas de Londres. 30 artistas residentes no Rio ocuparam a cidade-sede do megaevento esportivo entre 8 de julho e 3 de agosto com uma série de intervenções artísticas focados na cultura brasileira. Dois ex-alunos da Spectaculu, o estudante de Belas Artes da UFRJ Eric Fuly e o ator e figurinista Robson Rozza, fizeram parte deste time mais que ilustre.

Formados nas turmas de Contrarregragem e Adereços da Spectaculu, Eric e Robson aproveitaram a experiência adquirida nos workshops que oferecem periodicamente na escola, e criaram um projeto especial dentro da Rio Occupation London. Eles foram responsáveis pelas oficinas de indumentária com material reciclado oriundo do Rio de Janeiro e de Londres, que aconteceram nos Sackler Centre Residency Studios do Victoria & Albert Museum e eram voltadas para grupos comunitários locais.

A dupla se dedicou a criar uma fábula visual através de trajes que representassem ícones do imaginário cultural brasileiro e londrino, como Iemanjá, Carmem Miranda, cangaceiros e Mary Poppins. Quem passou pela antiga fábrica de biscoitos V22, sede dos trabalhos finais, pôde se impressionar ainda com suas duas grandes criações, “A Rainha e O Ocupante”. Confeccionada com jornais dos dois países, “A Rainha” era a representação da imponência do Império Britânico; já “O Ocupante”, projeto de indumentária de 6 metros de altura produzido com caixas de papelão nacionais, simbolizava os trabalhadores da reciclagem.

O fim da jornada foi celebrado com três grandes e animados desfiles pelas galerias do centro cultural, que contaram com a presença dos participantes das oficinas e de outros artistas do time da Rio Occupation London, como a atriz e cantora Alessandra Maestrini, o cantor Eddu Grau e a performer Luciana Bezerra, que usou a indumentária de Iemanjá em um dos vídeos de seu trabalho “Dream Home”.

Fotografia: Ratão Diniz e  Ellie Kurttz

Vídeos:

Rio Occupation London