Processo seletivo 2024: inscrições abertas

Escola Spectaculu seleciona jovens das periferias para cursos gratuitos na indústria criativa

 

A Spectaculu – Escola de Arte e Tecnologia está com inscrições abertas para o processo seletivo de oito cursos gratuitos. A instituição que há 25 anos oferece formação profissional na indústria criativa seleciona jovens das periferias para novas turmas em 2024. Os interessados podem se candidatar a uma vaga até 01 de março pelo site www.spectaculu.org.br.

O processo seletivo 2024 da Spectaculu contempla 130 vagas para nove cursos: Adereços de Cena, Beleza, Contrarregragem & Camarim, Iluminação Cênica, Mídias Sociais, Montagem de Cenários, Tratamento de Imagem & Fotografia Digital, e Vídeo, Edição & Tecnologia Audiovisual. As aulas acontecem de segunda a sexta, de 14h às 17h30.

A escola oferece material para aulas, uniforme, duas refeições diárias (almoço e lanche) e bolsa-auxílio mensal de R$400. Além dos cursos técnicos, todos os alunos recebem formação complementar nas áreas de cidadania, direitos, criatividade, história da arte e expressão oral/escrita – ferramentas também muito importantes para a inserção no mercado de trabalho.

As aulas têm previsão de início para 15 de abril.

 

Processo seletivo 2024

Para se candidatar a uma vaga nos cursos da Spectaculu, os candidatos precisam ter entre 17 (completos) e 21 anos, morar em bairros ou comunidades das periferias do Rio de Janeiro, Baixada Fluminense, São Gonçalo e arredores, estudar ou já ter concluído o Ensino Médio na rede pública e estar disponível para aulas de segunda a sexta-feira, no horário entre 14h as 17h30. Os participantes também devem possuir esquema vacinal completo contra a Covid-19, com comprovante, para se candidatar a uma vaga na Spectaculu. Todos os critérios e etapas são eliminatórios. 

O processo seletivo de alunos acontece em duas fases. Na primeira, o candidato realiza o preenchimento de um formulário on-line no site www.spectaculu.org.br. Na segunda, os candidatos que se enquadram em todos os pré-requisitos são convocados para uma entrevista com a coordenação. 

 

Sobre a Spectaculu

A Spectaculu – Escola de Arte e Tecnologia é uma organização sem fins lucrativos, fundada em 1999 no Cais do Porto do Rio de Janeiro pelo cenógrafo Gringo Cardia e pela atriz Marisa Orth é dirigida atualmente também pelo artista plástico Vik Muniz, a empresária Malu Barretto e o diretor de arte Giovanni Bianco. Escola de ponta, a instituição visa a capacitação e inserção profissional na indústria criativa, além da formação crítica, de jovens de 17 a 21 anos que moram nas periferias do Rio e do Grande Rio.

Todos os cursos são gratuitos, com 10 meses de duração, e contemplam as áreas técnicas da indústria criativa. Cerca de 150 alunos passam pela escola todos os anos. A Spectaculu também conta com o apoio de profissionais do mundo dos espetáculos, que auxiliam a instituição através de contribuições financeiras e da inserção no mercado de trabalho. Completando 25 anos em 2023, a escola já formou mais de 2.500 alunos e inseriu seus jovens técnicos em mais de 9.000 vagas de trabalho.

 

PROCESSO SELETIVO SPECTACULU 2023

1ª fase do Processo Seletivo – Inscrições on-line até 01/03: www.spectaculu.org.br

2ª fase do Processo Seletivo – Entrevistas: 11/03 a 15/03

Previsão de início das aulas: 15/04

Dúvidas sobre o processo seletivo e inscrições: inscricoes@spectaculu.org.br | (21) 98849-3760 (WhatsApp)