Revista RG / Louis Vuitton

Conheça o mais recente projeto da Spectaculu

 

Encerrando o ciclo do tema 2013 “O Negro Dá Cor ao Brasil”, a Spectaculu mantém sua tradição na produção de projetos de alto nível ao lado de grandes parceiros com a publicação de um ensaio fotográfico especial inteiramente produzido na escola. Por intermédio da grife Louis Vuitton e da Revista RG, as personalidades negras e jovens do Brasil Camila Pitanga, Preta Gil, Thiaguinho, Roberta Rodrigues, Ícaro Silva, Flávio Renegado, Benedita Casé, João Pedro Januário, Heberth Sobral e João Pedro Maciel foram clicadas pelos alunos do Curso de Fotografia. O resultado deste lindo trabalho estampou a capa e 12 páginas da edição de fevereiro da Revista RG.

 

 

Com concepção da diretora de relações públicas da Louis Vuitton América do Sul e Central Patricia Romano, do diretor da Revista RG Jeff Ares e do presidente da Spectaculu Gringo Cardia, a série de retratos começou a ser idealizada no início de 2013. Apesar de o projeto ser capitaneado pelo Curso de Fotografia, a grande produção mobilizou todos os cursos da Spectaculu. Os alunos se debruçaram, durante meses, no estudo dos temas da identidade negra e sua cultura durante as aulas das oficinas cidadãs de Filosofia e Palavra, que os ajudaram principalmente na escolha dos convidados, feita por eles com o aval da coordenação. Para fermentar ainda mais as ideias, foram realizados workshops especiais do rapper Flavio Renegado, da produtora executiva de RG Maíra Goldschmidt, do fotógrafo internacional Vicente de Paulo, e da poetisa e atriz Elisa Lucinda.

 

Em sentido horário: Flavio Renegado, Maíra Goldschmidt, Elisa Lucinda e Vicente de Paulo

 

Logo, chegariam os grandes dias: a Spectaculu recebeu, entre os meses de outubro e novembro, as personalidades negras escolhidas pelos 120 jovens de diversas periferias que passaram pela instituição em 2013. A produção dos ensaios movimentou as instalações da Spectaculu. Com direção-geral de Dudi Machado, direção artística de Gringo Cardia, direção de fotografia de Vicente de Paulo, styling de Antonio Frajado e beleza de Francisco Toscano, os jovens de Fotografia clicaram os convidados em sessões de fotos realizadas na Sala Polivalente. Separados em grupos, alunos de outros cursos ofereceram assistência nas áreas de produção de cenários, adereços, figurino e em tudo mais que fosse necessário, agregando um aprendizado sem tamanho à expertise oferecida regularmente pela escola.

 


(Fotos: Alunos Fotografia 2013)

 

Convidados bem brasileiros

As atrizes Camila Pitanga e Roberta Rodrigues, os cantores Preta Gil e Thiaguinho, o ator Ícaro Silva, o rapper Flávio Renegado, o casal Benedita Casé e João Pedro Januário, o artista plástico Heberth Sobral e o aluno de Montagem de Cenários 2013 João Pedro Maciel foram as personalidades selecionadas para o ensaio. Jovens, negros e com carreiras bem-sucedidas, eles foram escolhidos pela sua representatividade e afinidade não apenas com o cenário cultural, mas com a própria juventude.

Isto motivou a escolha de duas crias da Spectaculu para também estampar o ensaio: Heberth Sobral e João Pedro Maciel. Heberth Sobral foi aluno do curso de Design da Spectaculu em 2005. Hoje, aos 29 anos, ele é um artista multifacetado e em ascensão. Parte do time das galerias Portas Villaseca (RJ) e Contempo (SP), Heberth já teve seus trabalhos expostos na Alemanha e em Portugal, e acumula ainda as funções de designer de móveis e assistente de Vik Muniz. Ele é um grande exemplo do que a escola pode oferecer aos seus alunos: “O curso de Design foi o gatilho para que eu cursasse a faculdade de Desenho Industrial. Eu aprendi coisas lá que vou usar sempre na minha profissão de artista”.

 

Heberth Sobral: ex-aluno de Design é artista plástico e já expôs no exterior

 

Já o jovem João Pedro Maciel, de 18 anos, cursou com destaque Montagem de Cenários 2013 e foi escolhido para representar os alunos da Spectaculu . Muito elogiado por professores e colegas, o morador do bairro de Santa Teresa já atuou como montador em grandes eventos como Multiplicidade e Brasilianas 2013 – Exposição Internacional de Filatelia. Cada vez mais requisitado profissionalmente, ele quer, agora, estudar cinema. “Sempre achei que minha vida ia se resumir a um mundo pequeno, sem conseguir nada. Mas as coisas começaram a acontecer”, conta ele, que comemora a possibilidade de já poder ajudar a mãe nas despesas de casa.

 

João Pedro Maciel: um dos destaques do curso de Montagem de Cenários 2013 participou do ensaio

 

Evento de lançamento

O lançamento da edição especial da Revista RG foi comemorado com um badalado happy hour, realizado no showroom da Louis Vuitton – Ipanema, no dia 17 de fevereiro. Backlights com fotos de grandes dimensões das estrelas do ensaio foram posicionados por toda a loja. Cléo Pires, Bárbara Paz, Vik Muniz, Malu Barretto, Oskar Metsavaht, Evangelina Seiler, Lu Lacerda, Phil Nutley, Fernanda Basto, Mauro Lima, Lívia de Bueno, Luca Bianchi, Carol Sampaio, Luisa Moraes, Alexia Deschamps, Suzana Trajano, Alexandre Ostrovsky, Patricia Casé, Maxime Perelmuter, José Camarano, Zazá Piereck, Marcelo Faustini, além das pratas da casa Patricia Romano, Jeff Ares, Gringo Cardia, Rosana Rodini, Gabriela Boesel, Vicente de Paulo, Antonio Frajado, Benedita Casé, João Pedro Januário, Ícaro Silva, Flavio Renegado, alunos e coordenação da Spectaculu, foram algumas das personalidades top que prestigiaram o evento.

Agora, o país inteiro pode conferir na íntegra o resultado do grande esforço conjunto que resultou em um lindo ensaio fotográfico com as cores do Brasil.

 

Jeff Ares (RG), Patricia Romano (Louis Vuitton), Vik Muniz, Malu Barretto, Gringo Cardia e alunos do Curso de Fotografia 2013 comemoraram o lançamento da revista em noite de festa (Foto: Matheus Meira)
Jeff Ares (RG), Patricia Romano (Louis Vuitton), Vik Muniz, Malu Barretto, Gringo Cardia e alunos da Spectaculu 2013 comemoraram o lançamento da revista em noite de festa (Foto: Matheus Meira)

 


(Fotos: Lídia Campello, Matheus Meira e César França)