Medida Provisória – Ella Fernandes

Profissional formada na Spectaculu trilha caminho de sucesso no audiovisual

No dia da entrevista concedida à Spectaculu, Ella Fernandes (Costura & Figurino 2013) tinha muitos motivos para comemorar. A jovem celebrava um ano prolífico no cinema nacional trabalhando nos bastidores de Medida Provisória, longa-metragem dirigido por Lázaro Ramos.

Ella Fernandes praticamente emendou um trabalho no outro desde que entrou na escola em 2012. Suas primeiras grandes oportunidades foram como camareira em eventos da Copa das Confederações e no show Xuxa Natal Mágico. Após a formatura, Ella fez uma oficina na TV Globo e foi assistente de adereço de figurino de Thanara Schönardie na novela Meu Pedacinho de Chão. Este foi o primeiro trabalho das diversas produções como aderecista que ela realizou casa, já como contratada. A profissional integrou ainda a equipe de voluntariado as cerimônias dos Jogos Olímpicos Rio 2016. O setor de figurino era chefiado por grandes nomes como Claudia Kopke e Silvia Aymonino (Itália).

Ella Fernandes conversa com alunos da Spectaculu na Aula Inaugural 2016. (Créditos: Julianne Gouveia / Spectaculu)

O nascimento de seu filho em 2017 a fez pausar a carreira. Mas, em 2018, Ella Fernandes voltou ao mercado através de uma indicação da Spectaculu. Gabriella trabalhou com a figurinista Marina Franco em A Vida Invisível, longa de Karim Aïnouz exibido no Festival de Cannes. Também ao lado de Marina, Gabriella foi creditada no filme Três Verões, dirigido por Sandra Kogut e estrelado por Regina Casé. “Cinema é uma coisa que eu sempre quis fazer”, conta.

Medida Provisória e carreira de cantora

Em janeiro de 2019, Ella Fernandes atuava nos bastidores de uma série do canal Fox quando recebeu uma ligação importante. O figurinista Alex Brollo acabava de convidá-la para fazer parte da equipe de Medida Provisória. O filme é dirigido por Lázaro Ramos, uma grande inspiração para ela, e tem elenco e equipe majoritariamente negros. Na ficção futurista, uma lei obriga todos os negros do Brasil a serem deportados para a África.

Créditos: Acervo pessoal

Além da experiência com figurino e adereços, Ella Fernandes também investe na carreira de cantora e performer. Recentemente, a jovem viralizou com uma versão de ‘Cálice’, de Chico Buarque. A música, composta por ela, faz menção ao episódio que ficou conhecido pela hashtag #80tiros. O vídeo foi compartilhado até pelos perfis oficiais de Chico Buarque e soma quase 100 mil visualizações no Instagram.

Ella Fernandes agora colhe os frutos de tantos anos de luta para se firmar na área artística. A assistente de figurino espera inspirar outras pessoas a acreditarem em seus sonhos. “Acho de grande importância que a minha voz e a minha história alcancem pessoas iguais a mim. Eu queria só que vocês acreditassem que é possível”, afirmou, em vídeo publicado 366 dias depois de seu primeiro trabalho em um set de filmagem.