Curta Abandono

Bons filhos sempre voltam para casa, já dizia o ditado. Os jovens artistas Ze Lu Gonçalves e Gabriel Grato (Fotografia 2013) retornaram à Spectaculu em 25 de abril para apresentar um trabalho que tem a Zona Portuária como pano de fundo e inspiração: o curta-metragem Abandono.

Em 25 de abril, mais de cinco anos depois da formatura na Spectaculu, Gabriel e Ze Lu exibiram o filme experimental e compartilharam com os alunos 2019 a experiência de desenvolver um projeto artístico. Abandono é um filme experimental de 30 minutos. O curta apresenta a interação entre o trabalho corporal e sensorial de Ze Lu Gonçalves (performance e som), a câmera de Gabriel Grato (fotografia e montagem) e uma fábrica abandonada no Santo Cristo, localizada a algumas quadras da sede da Spectaculu. A energia do lugar, que possuía um histórico recente de ocupação por populações vulneráveis, dá o tom da produção. “A ideia da performance é uma espiritualidade cênica, numa pegada bem mais espiritual do que estética”, explica Ze Lu Gonçalves.

Fotos: Divulgação / Abandono

Inspiração na Zona Portuária

Abandono nasceu da própria amizade entre os jovens artistas, formados na turma 2013 do curso de Fotografia da Spectaculu. Juntos, eles também fizeram um curso de roteiro cinematográfico no Cinema Nosso, ainda que tenham seguidos caminhos distintos. Gabriel Grato se estabeleceu como fotógrafo em projetos de moda e música independente, trabalhando com nomes como Vicente de Paulo, Gui Morelli e Nike, enquanto Ze Lu Gonçalves mergulhou de vez no universo do teatro e da performance – hoje, ele estuda Artes Cênicas na PUC-Rio.

As andanças da dupla pela Zona Portuária em 2013 inspiraram os jovens artistas a pensar um projeto juntos. A primeira ideia era produzir um documentário sobre as ocupações da região. Em 2016, eles chegaram ao prédio da fábrica desativada e, com a autorização dos moradores da ocupação que havia no local, filmaram a performance durante quatro horas, imaginando as histórias que ali poderiam existir. Abandono levou dois anos para ser finalizado e tem sido exibido em projetos sociais, escolas de cinema e salas de exibição como o Pontocine, em Guadalupe.

Créditos: Vitor Sousa / Spectaculu

Para além do curta-metragem, Gabriel e Ze Lu sonham agora em transformar a experiência em iniciativa social. Com o Projeto Abandono, eles pretendem levar oficinas de fotografia e dança para instituições de atendimento assistencial e psiquiátrico – nada mal para uma parceria nascida dentro de uma escola de arte e tecnologia e em uma cidade partida como Rio de Janeiro. “Não tem como negar que a Spectaculu transformou meu olhar para a cidade”, afirma Gabriel Grato. “Dois alunos terem se juntado, saído da escola e produzido um filme como esse, cheio de vontade própria, espontâneo, com essa pegada diferente, é resultado do que a Spectaculu move”, complementa Ze Lu Gonçalves.