Live Especial Spectaculu: MAR+VIN

Fotógrafos de moda conversam com Giovanni Bianco, alunos e ex-alunos da Spectaculu em transmissão ao vivo especial

 

A dupla de fotógrafos de moda MAR+VIN participou da Live Especial Spectaculu desta quinta-feira (25/02). A convite do diretor e curador Giovanni Bianco, Marcos Florentino e Kelvin Yule conversaram com mais de 80 alunos e ex-alunos da Spectaculu sobre o trabalho que os tornou estrelas em ascensão da fotografia brasileira.

Marcos e Kelvin começaram a conversa partilhando suas trajetórias, iniciadas no interior do Piauí e no litoral da Bahia, respectivamente.  O duo agradeceu a oportunidade de dividir suas vivências. “A gente sabe o quão importante é ouvir esses relatos de trajetória, o quanto isso é bom pra manter o caminho, continuar trabalhando e querer contribuir. É um grande prazer”, afirmou Marcos.

 

 

Os primeiros desafios da profissão, como a dificuldade de acesso a equipamentos e outros recursos, foram pontos levantados no bate-papo. Eles explicaram que, por muito tempo, viveram de trabalhos não-autorais, como fotografar peças e modelos para o comércio on-line de marcas de moda.  “’Como posso ser criativo usando o que tenho na mão?’ Era como eu sempre pensava (no início da carreira)”, contou Kelvin Yule. Marcos Florentino complementou: “A vontade move a gente a construir as coisas. É muito complexo quando você não tem recursos, mas eu acredito na experimentação como base de tudo. É importante entender que não é todo mundo que começa no topo”.

O duo MAR+VIN, que tem a arte como grande inspiração, falou sobre a produção de seu primeiro editorial independente, que foi publicado em 2017 no instagram e, de cara, já rendeu convites para projetos remunerados. Eles compartilharam ainda com os alunos e ex-alunos da Spectaculu um pouco sobre seu processo criativo, que pode começar com um storyboard e dá preferência por pensar cada imagem de um editorial individualmente.

 

MAR+VIN: fotografia e diversidade

A diversidade também foi assunto na live. Marcos Florento e Kevin Yule tem a fotografia negra como um importante ponto focal para seu trabalho artístico. Em seu portfólio, a maior parte dos modelos é negra e as equipes de profissionais dos bastidores também. “Vocês levaram a um nível muito alto o olhar da diversidade, da representatividade. Tem uma galera muito criativa, muito capaz, que realmente precisa aparecer”, refletiu Giovanni Bianco.

 

 

Networking, dicas de fotografia, iluminação, direção de modelos, edição, pós-produção e cuidados com direitos autorais foram outros tópicos da Live Especial Spectaculu desta quinta (25/02). Marcos Florentino e Kelvin Yule encerraram o bate-papo com conselhos para quem sonha com uma carreira na fotografia de moda: “Estamos falando para jovens artistas, então, deixo aqui a palavra ‘experimentação’. É um momento promissor pra isso. Depois, fica mais difícil experimentar. Acho muito importante, nesse primeiro momento, fazer as coisas que você tem vontade, porque aí você encontra sua identidade”, afirmou Marcos. “Não se limitem aos seus equipamentos. Testem, fiquem livres pra criar. Faça com o que você tem. Se for feito com amor, dedicação e confiança, você vai conseguir alcançar seu resultado”, finalizou Kelvin.