Live Especial Spectaculu: comunicação digital

Profissionais de mídia conversam com alunos e ex-alunos da Spectaculu em live mediada por Giovanni Bianco

 

A convite do diretor e curador Giovanni Bianco, a jornalista, consultora de moda e diretora artística Erika Palomino, o produtor de conteúdo Augusto Mariotti e o publicitário Felipe Simi participaram da Live Especial Spectaculu desta semana. O trio conversou sobre produção cultural, moda, produção de conteúdo e publicidade na live “A Arte da Comunicação Digital”, que contou com a presença de mais de 80 alunos e jovens técnicos formados na escola. O bate-papo aconteceu nesta quinta (18/02), pelo Google Meet.

O entrelaçamento entre o mundo físico e o mundo virtual pautou boa parte da quinta Live Especial Spectaculu. Giovanni Bianco e os convidados foram unânimes ao falar sobre o atravessamento do universo virtual na vida cotidiana, que se intensificou ainda mais durante pandemia. “Não há mais fronteiras entre o digital e o real. Quando a gente tem essas experiências que o Brasil todo vive, como o ‘Big Brother Brasil’ (TV Globo), a gente entende que é uma massa, uma pulsação só. O digital está acoplado à nossa vida”, afirma Erika Palomino, que fez história ao levar o jornalismo de moda para a internet ainda no início dos anos 2000.

Ela dividiu com os jovens um pouco de sua trajetória múltipla e de seu trabalho na direção do Centro Cultural São Paulo (CCSP). Durante a pandemia, o espaço passou a investir na adaptação de formatos físicos (como teatro, performance e dança) para a internet, já que não pode contar com a mesma circulação de pessoas de antes. Erika pontuou também o principal ganho de toda essa adaptação que precisou ocorrer na indústria criativa devido à necessidade de isolamento social: mais oportunidades para a área do audiovisual.

 

 

O produtor de conteúdo Augusto Mariotti possui grande experiência no jornalismo de moda e na direção de desfiles. Natural do interior de Minas Gerais, ele é diretor executivo do site FFW, um dos maiores sites de moda do Brasil. “Eu sou resultado de um bombardeamento de possibilidades que o digital trouxe, em que parece não caber mais fazer uma coisa só. Você tem contato com tanto conteúdo, com tantas pessoas, que isso amplia enormemente as coisas que a gente pode criar e compartilhar”, conta.

Augusto impactou os participantes com a apresentação de “Aether”, filme 3D que apresentou a coleção verão do estilista Lucas Leão na São Paulo Fashion Week 2020, em plena pandemia: “O grande desafio é como transpor a experiência e a emoção que só se vive ao vivo para esse espaço do mundo digital. Esse foi um nó que deu na cabeça de todo mundo. Moda é emoção”.

Felipe Simi trouxe para o debate também sua experiência no mercado da publicidade. Fundador e diretor de criação e data da agência Soko, ele apresentou aos jovens o conceito de “figital”, que mescla o meio físico e o virtual.  Felipe explicou que esta é uma das marcas de seu trabalho na Soko, muito pautado também pelo desejo de contar boas histórias, e compartilhou ainda o conceito de “earned media”, que busca engajar o público-alvo de maneira quase espontânea através de ações de impacto que extrapolam a vida real e invadem o mundo on-line.

Ele deixou também dicas de podcasts e uma dica para os presentes que sonham com uma carreira na publicidade e no marketing: “Procure ler mais sobre o comportamento das pessoas, conhecer a cultura popular, estar ciente das conversas. Você precisa de repertório parar criar uma boa história”.