Live Especial Spectaculu: fotografia de moda

Workshop virtual sobre fotografia de moda abre série de lives com curadoria de Giovanni Bianco

 

Mais de 80 alunos e ex-alunos marcaram presença na primeira edição da Live Especial Spectaculu, série de conversas ao vivo que conta com curadoria do diretor de arte e diretor da escola Giovanni Bianco. No workshop virtual “Imagem e Luz na Fotografia de Moda”, os fotógrafos Nicole Heiniger, Mariana Maltoni e Fernando Tomaz compartilharam experiências de set, dicas de iluminação e toques para quem deseja seguir na profissão.

Giovanni Bianco é parceiro da Spectaculu há quase uma década e mediou o bate-papo, que teve uma hora e meia de duração. Ele está à frente da série de oito lives que vão ser realizadas no Google Meet com grandes profissionais da indústria criativa entre os meses de janeiro e março. “Tenho muito orgulho de participar dessa escola. (As lives) são uma oportunidade de troca não só para vocês, mas para nós também, que sempre aprendemos”, afirmou.

 

 

Dicas de fotografia e iluminação

Cada um dos fotógrafos apresentou dois cases de fotografia, explicando como trabalhou a iluminação natural e/ou artificial a partir dos recursos disponíveis. A primeira foto apresentada pela fotógrafa suíço-brasileira Nicole Heiniger foi uma imagem da atriz Bruna Marquezine. O clique faz parte da elogiada campanha 2020-2021 da marca brasileira Arezzo, que contou com direção de Giovanni Bianco. Ela aproveitou para dar um conselho valioso para os jovens: “Observe a luz natural. No fundo, tudo que a gente tenta fazer é reproduzir essa luz de alguma forma”.

Mariana Maltoni fotografa para as principais revistas de moda do Brasil e do mundo, como Vogue Brasil, FFW, Vogue Itália e Elle UK. Ela contou a história de um retrato do modelo brasileiro Jonas Soares e do que, em teoria, seria um erro de iluminação, mas fez a foto funcionar. “O importante pra quem quer fotografar é dominar a técnica. Mas é justamente pelo domínio da técnica que você pode optar pelo erro e escolher trabalhar com uma luz que não é tecnicamente perfeita”.

Com apenas quatro anos de carreira, Fernando Tomaz é hoje o fotógrafo preferido de diversas celebridades. Ele compartilhou com os jovens sobre seus anos como assistente de fotografia e o mergulho no universo da fotografia de moda, pelo qual é apaixonado. “Para fotografar moda, tem que saber como fotografar aquele cabelo, aquela roupa. É um exercício de olhar”.

O bate-papo trouxe ainda a discussão sobre as poucas oportunidades no mercado atual, a importância dos recursos da pós-produção para a fotografia de moda e da fotografia analógica para o aprendizado de iniciantes, além de dicas para quem sonha trabalhar neste universo.