Gogoia Sampaio: palestra on-line

Figurinista da TV Globo, Gogoia Sampaio oferece workshop para alunos da Spectaculu

 

O segundo semestre de 2020 começou agitado na Spectaculu, mesmo sob esquema de aulas on-line durante a pandemia de Covid-19. Gogoia Sampaio, figurinista com mais de 30 anos de experiência na TV Globo, abriu o ciclo de palestras on-line de 2020.2. Ela conversou com os alunos em 06 de agosto, na plataforma Google Meet.

Gogoia compartilhou com os jovens sua expertise de mais de três décadas na criação de figurinos para grandes produções da maior rede de televisão do país. Ela explicou aos alunos como funciona todo o processo criativo de desenvolvimento de figurino e como ele se articula às mais diversas áreas técnicas – iluminação, cenografia, produção de arte, som, entre outras.

 

Gogoia Sampaio conversou com alunos da Spectaculu na plataforma Google Meet

 

A figurinista também contou para os alunos algumas curiosidades sobre sua trajetória – ela é filha de Adélia Sampaio, primeira de cinema afrodescendente do Brasil – e sobre seu trabalho nos bastidores de grandes novelas como “Cheia de Charme”, “Saramandaia” e “Explode Coração”.

Perguntada sobre recomendações para quem quer investir na profissão, Gogoia Sampaio foi enfática. “A minha dica é continuar tentando. Recebeu um ‘não’? Não pode ser uma coisa de outro mundo. Uma hora vai vir um ‘sim’“, afirma. Ela incentivou os jovens a acreditarem em seus sonhos e investirem na educação para superar as dificuldades do cenário da indústria criativa no pós pandemia. “O futuro é agora. Quanto mais ferramentas a gente tiver pra enfrentar o dragão, melhor”.