Novas oportunidades de trabalho na pandemia

Aquecimento da indústria criativa reabre oportunidades para jovens da Spectaculu

 

A melhora na situação sanitária do Brasil diante da pandemia de Covid-19 está permitindo que diversos setores da indústria criativa retomem, aos poucos, suas atividades. Um reflexo disso são as novas oportunidades de trabalho, mesmo na pandemia, com a contratação de jovens da escola em grandes produções.

Recentemente, cinco jovens profissionais formadas na Spectaculu foram selecionadas para trabalhos em produções de médio e grande porte do cenário cultural carioca. O aquecimento do setor cultural, que foi um dos mais afetados pela crise do coronavírus, é o grande responsável pelas oportunidades ainda na pandemia.

– A indústria criativa está realmente retomando suas atividades aos pouquinhos. Até o final do ano, a gente espera, com o avanço da vacinação no Rio, que essas oportunidades, de fato, apareçam. Ainda vejo como uma retomada um pouco tímida, mas que já é muito importante para abrir vagas de trabalho para os nossos jovens, que necessitam colocar em prática seu conhecimento e também estão precisando, economicamente falando, dessas oportunidades – afirma Carla Vilardo, coordenadora do Núcleo de Trabalho Spectaculu Produções.

 

Contrate um jovem da Spectaculu

Conheça os trabalhos já realizados pelos jovens da Spectaculu

 

Vagas de trabalho no mundo da arte

A exposição “Lygia Clark (1920-1988) 100 Anos”, da Pinakotheke Cultural, conta com duas mediadoras da Spectaculu. As jovens Ana Claudia Sabino (Montagem de Cenários 2017) e Marcelly Azevedo (Adereços de Cena 2016) acompanham os visitantes na mostra, que segue todos os protocolos de segurança contra a Covid-19. Elas ocupam a função até o encerramento da exposição em 09 de outubro.

Outra mostra de arte que contou com apoio de jovens da Spectaculu foi “Quando a sutileza é mais forte”, da atriz e artista plástica Carolina Kasting. A jovem Stefanny Bonfim (Beleza 2018) trabalhou como assistente de produção na abertura da mostra, que conta com curadoria da Casa Voa e está em cartaz no Centro Cultural dos Correios de Niterói (RJ).

 

Stefanny Bonfim trabalhou na produção da exposição “Quando a Sutileza É Mais Forte”, da atriz e artista plástica Carolina Kasting

 

Ingrid Veloso e Danielle Macario são assistentes de produção da peça “Ninguém dirá que é tarde demais”, em cartaz no Teatro Riachuelo.

 

Duas jovens técnicas da Spectaculu estão na equipe do espetáculo “Ninguém dirá que é tarde demais”. A peça é estrelada por Arlete Salles e Edwin Luisi e conta com direção de Lucio Mauro Filho. Danielle Macario (Contrarregragem & Camarim 2018) e Ingrid Veloso (Montagem de Cenários 2019) ocupam o cargo de assistentes de produção até o fim da curta temporada, em cartaz no Teatro Riachuelo até 10 de outubro.

Através de indicação da Spectaculu, a jovem profissional Robertta Alves (Costura & Figurino 2014) também participou de um processo seletivo e conquistou uma vaga em uma das maiores produtoras do país. Ela acaba de ser contratada como assistente de figurino celetista na Conspiração Filmes, dos padrinhos da Spectaculu e cineastas Andrucha Waddington e Breno Silveira.

 

Núcleo de Trabalho Spectaculu Produções: oportunidades de formação na pandemia

Apesar do difícil momento vivido pela indústria do entretenimento nos últimos 18 meses, o Núcleo de Trabalho Spectaculu Produções se manteve ativo. O setor investiu na geração de oportunidades de formação para o mercado de trabalho mesmo na pandemia. Também compartilhou conteúdos especiais, realizando parcerias para o oferecimento de bolsas em cursos parceiros, workshops, palestras e diversas ações voltadas para o mercado de trabalho.

 

A coordenadora Carla Vilardo durante um dos workshops oferecidos pelo Núcleo de Trabalho Spectaculu Produções.

 

A mais importante destas iniciativas foi a adaptação para o universo virtual de um serviço oferecido há muitos anos para os jovens. A consultoria virtual para construção de currículos deixou de ser uma atividade coletiva e se tornou uma ação individualizada. Esta ação, que era limitada aos alunos do ano corrente, está sendo ampliada também para atender a jovens técnicos já formados na escola.

O bom momento prepara mais surpresas. Está prevista a inserção de jovens da Spectaculu em duas produções cinematográficas, um tradicional teatro do Rio e um grande evento internacional, entre outras parcerias.

– Como o setor da indústria do entretenimento foi muito afetado pela pandemia, o Núcleo focou em 2020-2021 na formação continuada, auxiliando os jovens com ferramentas para que eles pudessem estar preparados para ingressar no mercado quando as atividades fossem retomadas, explica Carla.