Rio Esporte Arte

Cinco assistentes da Spectaculu participam de um dos maiores projetos de arte urbana do Rio

 

A Spectaculu foi uma das instituições parceiras do Rio Esporte Arte, projeto que uniu pintura muralista, arte urbana e atividades esportivas em ações na cidade. Quatro jovens técnicos da escola trabalharam ao lado de grandes artistas gráficos e ajudaram a colorir cinco murais do Rio de Janeiro com temas relacionados à prática de esportes.

 

rio-esporte-arte-inca-nicolau-mello-foto-henrique-madeira_final_baixa
Mural de natação assinado por Nicolau Mello na Zona Portuária (Créditos: Henrique Madeira)

 

De julho a setembro, Herbert Marques, Juliana Angelino, Leonardo Oscar e  Pedro Carneiro atuaram como assistentes dos grafiteiros Bruno Big, João Nitcho, Mateu Velasco, Nicolau Mello e Thiago Molon em um dos maiores projetos de arte urbana do Rio. A equipe grafitou mais de 2.000m² em cinco murais na Lapa, Centro, Região Portuária, Maracanã e Tijuca, escolhidos a dedo segundo os critérios de visibilidade, facilidade de produção e segurança. O projeto levou três anos para virar realidade e durante a pré-produção, de janeiro a maio, a jovem da Spectaculu Jéssica Assis também fez parte da equipe como assistente de produção na seleção dos locais para a pintura dos murais.

 

rioesportearte-mural5jg05-bx
Leonardo Oscar, Pedro Carneiro, Juliana Angelino e Herbert Marques (Créditos: Julianne Gouveia / Spectaculu)

 

Os murais do Rio Esporte Arte retratam vela, ciclismo, natação, salto ornamental e basquete paralímpico. “A prática de esportes ao ar livre e a cultura na rua, em diversas formas, são dois hábitos muito presentes no dia a dia dos cariocas”, explica Nicolau Mello, artista e curador do projeto. Os jovens da Spectaculu foram indicados pela escola devido a experiência prévias com artes gráficas. Eles trabalharam, porém, não apenas no suporte artístico direto, auxiliando os artistas a realizarem as pinturas, mas também na produção e na cenografia. Todos puderam experimentar um rodízio previamente pensado pela produção com os cinco artistas. “Queríamos que eles pudessem vivenciar o máximo de etapas possíveis e aprender mais”, afirma.

 

rioesportearte-assistenteseb02-bx
Jovens receberam treinamento de segurança do trabalho para pilotar a plataforma elevatória (Créditos: Elton Oliveira / Spectaculu)

 

Além de contar com o talento para as pinceladas (três deles já haviam trabalhado juntos em outros projetos artísticos da Spectaculu, como a criação da coleção Equipped To Dream para a Levi’s Brasil), Herbert, Juliana, Leonardo e Pedro receberam treinamento de segurança do trabalho e aprenderam a pilotar a plataforma elevatória que permitiu ocupar todos os espaços dos murais.

 

rioesportearte-mural3jg04-bx
Herbert Marques e Nicolau Mello durante a produção do mural na Zona Portuária (Créditos: Julianne Gouveia / Spectaculu)

 

“Minha experiência é com pintura de arte, eu nunca havia trabalhado com grafite. Foi incrível e inspirador. Esse projeto me abriu mais uma possibilidade dentro da arte”, conta a aderecista Juliana Angelino, que criou a camisa vencedora do concurso do Bloco Escravos da Mauá no carnaval 2016 e foi finalista da batalha de pinceis Art Battle 2015. O designer gráfico e fotógrafo Herbert Marques compartilha da mesma opinião: “Muitas pessoas levam anos para participar de um projeto como esse. Eu me sinto um privilegiado. Pude entender melhor o mundo do grafite e aperfeiçoar diversas técnicas, como a do jet”, explica o morador da Vila Cruzeiro.

 

Fotos: Henrique Madeira, Elton Oliveira e Julianne Gouveia / Spectaculu