Irmãos Campana: 35 Revoluções

Profissionais da Spectaculu trabalham em retrospectiva da dupla de designers

 

Arte e oportunidades caminham juntas na Spectaculu. No primeiro trimestre, a escola realizou um grande trabalho: a exposição comemorativa “Irmãos Campana: 35 Revoluções”, da Pinakotheke Cultural. Mais de 20 jovens profissionais da escola trabalharam na montagem, iluminação, registro em vídeo e na produção de duas instalações que fizeram parte da mostra, aberta ao público em 14 de março no Museu de Arte Moderna do Rio (MAM-Rio).

“Irmãos Campana – 35 Revoluções” celebra os 35 anos de trajetória dos designers paulistanos famosos no mundo inteiro. A exposição reúne projetos inéditos, instalações e uma seleção de peças icônicas do acervo da dupla com curadoria da italiana Francesca Alfano Miglietti e realização da Pinakotheke Cultural. Ao longo dos meses de janeiro e fevereiro, a sede da Spectaculu se transformou em um grande ateliê. 15 técnicos da escola produziram duas instalações de grandes dimensões para a exposição dos Irmãos Campana no MAM-Rio.

 

Jovens são observados pelos Irmãos Campana durante produção de peças das instalações da exposição Humberto Campana orienta profissionais da Spectaculu durante produção (Julianne Gouveia / Spectaculu)

 

Divididos em equipes, eles prepararam mais de 100 mandalas em metal e corda que adornaram a cenografia do teto da exposição. As 125 torres de piaçava de mais de 3m de altura, que formam a instalação multimídia que se espalha por toda a galeria do segundo andar do museu, também foram montadas na escola pelos jovens profissionais. “Você vai percorrendo como se fosse uma floresta, com som, palavras, afeto, conhecimento”, explicou Fernando Campana em visita à Spectaculu no mês de janeiro.

A produção de obras pelos técnicos da Spectaculu foi acompanhada diretamente pela coordenadora do Núcleo de Trabalho Carla Vilardo e pelo diretor de arte e instrutor de Adereços de Cena Eric Fuly, contando também com a supervisão do contrarregra e instrutor de Contrarregragem & Camarim Fernando Santos. Todo o processo foi registrado por uma equipe de vídeo composta por jovens formados na instituição, sob a coordenação do produtor audiovisual Wallace Cardia. O conteúdo também faz parte do acervo da exposição.

 

 

Trabalho com os Irmãos Campana também na montagem

Jovens profissionais da escola também trabalharam na montagem de “Irmãos Campana: 35 Revoluções”, seguindo orientações diretas de Humberto Campana. Assistentes de iluminação ainda fizeram parte da equipe de luz, assinada por Ivan Perlingeiro.

 

Jovens trabalharam no MAM-Rio sob orientação direta de Humberto Campana (Myllena Araújo / Spectaculu)

– O mundo hoje é dividir, compartilhar, não criar fronteiras. Acho que isso é importante. Essa exposição e a cenografia foram pensadas pela concepção da reciclagem. Procuramos a Spectaculu porque é uma escola que recicla vidas. Reciclar também é resgatar tradições manuais que estão desaparecendo, o fazer manual, resume Humberto Campana.

 

Parte da equipe da Spectaculu durante a abertura da exposição “Irmãos Campana: 35 Revoluções” no MAM-Rio (Julianne Gouveia / Spectaculu)

 

“Irmãos Campana – 35 Revoluções” foi inaugurada em 14 de março no MAM-Rio. Atualmente, a visitação do público está temporariamente suspensa como forma de prevenção à disseminação do novo coronavírus. A exposição será reaberta em breve.

 

 

[smartslider3 slider=7]
Fotos: Julianne Gouveia e Myllena Araújo / Spectaculu