Exposição Aos Heróis da Liberdade

Alunos e profissionais da Spectaculu visitam e participam de montagem de exposição no Museu do Samba

 

A exposição ‘Aos Heróis da Liberdade’, aberta ao público no último sábado (13/05) no Museu do Samba, na Mangueira, proporcionou experiências enriquecedoras aos alunos da Spectaculu da turma de 2023. Em uma mistura de ritmos, recursos audiovisuais, canto e dança, a mostra apresenta a relação das escolas de samba com a primeira manifestação cultural do povo escravizado.

 

 

Antes da abertura ao público, foi realizada uma visita técnica à exposição com as turmas de Iluminação, Contrarregragem & Camarim e Montagem de Cenários. Ao todo, cerca de 50 futuros profissionais da indústria criativa puderam acompanhar a finalização de toda estrutura da mostra, guiados pelo diretor da Spectaculu e curador Gringo Cardia e pelo cenotécnico responsável e instrutor de Montagem de Cenários Alex Augusto. Finalizando a visita, os alunos ainda bateram um papo exclusivo com a idealizadora do projeto Nilcemar Nogueira, que ofereceu uma verdadeira aula aos jovens sobre o papel do samba na luta pela liberdade, além de dicas e palavras de incentivo e empoderamento.

 

 

Abertura de Aos Heróis da Liberdade

A exposição ‘Aos Heróis da Liberdade’ foi selecionada para patrocínio por meio da Chamada Pública de Múltiplas Expressões, do Programa Petrobras Cultural, lançado em 2022 e que selecionou 15 projetos de 10 estados brasileiros. O financiamento está sendo feito pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

Quatro alunos de Contrarregragem & Camarim 2023 tiveram a oportunidade de estagiar pela primeira vez durante a abertura da exposição. Ana Beatriz Santos, Lucas Vieira, Maria Fernanda Feitosa e Thauan Carlos do Espírito Santo trabalharam no camarim disponível na exposição, no qual os visitantes podiam experimentar figurinos e adereços de carnaval.

Três jovens profissionais formados na escola também fizeram parte da equipe de montagem: Ingrid Emily (Montagem de Cenários 2022), Ygor Ataliba (Montagem de Cenários 2019) e Kauã Nascimento (Montagem de Cenários 2022).

A mostra ‘Aos Heróis da Liberdade’ conta ainda com vídeos do projeto Spectaculu: Mestres do Samba, lançado pela escola em 2020 em parceria com YouTube Space Rio e Conexão Social Produções, um trabalho de valorização da memória, da arte popular e da negritude.

A mostra ‘Aos Heróis da Liberdade’ está aberta até o fim do ano, de segunda a sexta, das 10h às 17h, e aos sábados, das 10h às 16h. A entrada é gratuita.