Designing Respect Rio

Spectaculu firma parceria com competição britânica de design thinking

 

A Spectaculu é uma das instituições parceiras do concurso de design thinking Designing Politics. Sob o nome de Designing Respect Rio, a competição criada pela organização britânica Theatrum Mundi vai receber até 24 de agosto as melhores ideias para o Rio de Janeiro a partir do tema Respeito e através das linguagens da arte e do design. Além da disputa oficial, alunos da Spectaculu ganham um concurso especial, que tem como premiação exclusiva uma viagem à Paris no fim do ano. O projeto conta com apoio ainda de People’s Palace Projects e Museu de Arte do Rio.

Designing Politics está em sua terceira edição. No primeiro ano, a competição estimulou o desenvolvimento de ideias para a cidade de Nova York sob a inspiração da Primeira Emenda Norte Americana, que protege a liberdade de expressão no país. No ano seguinte, foi a vez de Londres pensar novas formas de ocupação dos espaços públicos diante da crescente privatização dos mesmos.

 

DesigningPoliticsRio-Spectaculu-RenanLima08
Adam Kaasa durante lançamento da competição Designing Respect Rio na Spectaculu. (Créditos: Renan Lima)

 

Em 2016, a competição chega ao Rio para tratar do tema do respeito em meio à realização dos Jogos Olímpicos Rio 2016. “A proposta para o Rio de Janeiro foi bem mais difícil, pois a noção de respeito tem sido construída e transformada diariamente. Esta vai ser a mais desafiadora”, contou o diretor do Theatrum Mundi Adam Kaasa durante o lançamento do evento no Museu de Arte do Rio no mês passado.

Designing Respect Rio conta com um corpo de jurados engajados na promoção de uma cidade criativa, ainda que cheia de dificuldades, como Marcus Faustini, Paul Heritage, Deborah Colker, Washington Fajardo e Marcelo Dughettu. Espera-se que o concurso possa motivar o desenvolvimento de ideias que possam ser colocadas em prática de maneira mais democrática. “Há um fosso no Rio entre os criativos, que trazem inovação, mas não tratam da redução da desigualdade”, explicou o documentarista, ativista social, fundador da Agência de Redes Para Juventude e membro do júri Marcus Faustini.

Os dez melhores projetos ganham exposição no MAR no final de setembro e recebem um prêmio de £300. Ainda está na programação do Designing Respect uma palestra do sociólogo britânico Richard Sennett no encerramento da mostra coletiva.

Os interessados em participar da competição podem inscrever suas ideias no site www.designingpolitics.org até 24 de agosto.

 

Concurso exclusivo para alunos da escola

 

DesigningPoliticsRio-Spectaculu-RenanLima23
Adam Kaasa e equipe ao lado de alunos da Spectaculu. (Créditos: Renan Lima)

 

Além da competição oficial, a Spectaculu participa de um concurso exclusivo para seus alunos. Criando Respeito na Cidade – Spectaculu promove o desenvolvimento de ideias para a cidade criadas pelos jovens da escola. A competição é aberta aos 120 alunos que a escola recebe em 2016, que também podem inscrever os projetos no concurso oficial. “Nós sempre tratamos em nosso projeto pedagógico da relação do jovem com a cidade. Participar desta ação vai incentivar os nossos alunos a pensar nessas questões ainda mais. Eles têm a emoção e conhecem na prática o que precisa ser feito para mudar a cidade”, explica o diretor da Spectaculu Gringo Cardia, que também é membro do júri oficial.

Para motivar os jovens ainda mais, o diretor da Theatrum Mundi Adam Kaasa visitou a escola em 17 de junho e desenvolveu uma tarde inspiracional de brainstorming de ideias. Os alunos se dividiram em grupos de trabalho e puderam pensar questões como mobilidade, comunicação comunitária, arte e cultura através de proposições para o eixo central do curso. “Se o respeito é um recurso infinito, disponível para todos, por que há tanto desrespeito no mundo?”, provocou durante a visita.

Os três melhores trabalhos da escola concorrem a um intercâmbio em Paris no mês de dezembro.

 

Fotos: Renan Lima