Spectaculu em 5 Minutos / 5 Cliques

Jurados escolhem melhores trabalhos de projeto desenvolvido em parceria com British Council e People’s Palace Projects

 

A Spectaculu recebeu na última quarta-feira (18/11) parceiros do mundo dos espetáculos para a apresentação final dos trabalhos desenvolvidos para o Spectaculu em 5 Minutos, projeto da Spectaculu realizado em parceria com British Council e People’s Palace Projects. Duas comissões julgadoras escolheram os melhores trabalhos de Arte & Tecnologia e Artes Cênicas em evento especial.

 

Foto: Beatriz Carelli

 

Quatro ensaios fotográficos / pôsteres e cinco curtas-metragens foram produzidos na edição 2015 do Spectaculu em 5 Minutos / Spectaculu em 5 Cliques, que promove, através da metodologia Design Challenge, a produção de trabalhos artísticos multidisciplinares por jovens da instituição sob o norte criativo do Royal Opera House. Os trabalhos, releituras em foto e vídeo da ópera “La Traviata” produzidas no período de quatro semanas e com orçamentos máximos de R$200,00, foram apresentados para duas comissões específicas de jurados atuantes em áreas relacionadas e aos convidados Heloisa Buarque de Hollanda, Monica Pelegrini (Instituto Ayrton Senna), Marcia Mansur (British Council Brasil), Luiz Gonzaga (Ciep 358 – Alberto Pasqualini), Luiz Carlos Flint e Isabel Petri.

 

Alunos e convidados conferem trabalhos (Foto: Julianne Gouveia)

 

O artista visual Batman Zavareze, o artista plástico Barrão, os fotógrafos Fábio Seixo e Vicente de Paulo, a designer Julia Sampaio e a articuladora de Territórios do Museu de Arte do Rio Bruna Camargos avaliaram as produções do Núcleo de Arte & Tecnologia para o Spectaculu em 5 Cliques (Fotografia e Tratamento de Imagem). O trabalho “Sem Título”, que fez uma imersão no tema da morte presente no fim trágico da obra, foi escolhido o melhor ensaio fotográfico de 2015.

 

Spect5Cliques-25jg
Foto: Julianne Gouveia

 

Foto: Julianne Gouveia

 

O júri do Núcleo de Artes Cênicas, composto pelo cineasta Alfeu França, o ator e dramaturgo Aloisio de Abreu, o gerente de conteúdo da Biblioteca Parque da Rocinha Diogo Borges, a estilista Gabriela Mazepa, o diretor de arte João de Freitas, a produtora Poliana Pinheiro (FESTLIP), a madrinha da Spectaculu Regina Mayall e a diretora do People’s Palace Projects do Brasil Virginia Rigot-Muller, escolheu o curta-metragem “Violenta” como o melhor filme da edição 2015 do projeto Spectaculu em 5 Minutos. Com um elenco exclusivamente feminino, o filme faz uma releitura de “La Traviata” ambientada no Rio de Janeiro dos anos 50.

 

Spect5Min-43gv

 

Seguindo as diretrizes do Design Challenge, os grupos que desempenharam os melhores trabalhos dentro de suas áreas de expertise também foram premiados: o curta-metragem “Indomável” venceu as categorias de Melhor Contrarregragem, Adereço e Cenário, “Realidade da Ficção” venceu por Melhor Beleza e Iluminação e “Hella” venceu por Melhor Figurino.

 

Foto: Gabriela Falcão

 

Os filmes do Spectaculu em 5 Minutos vão compor o espetáculo de final de ano da instituição, a ser apresentado em 12 de dezembro durante a festa de formatura das turmas 2015. Paralelamente, o Ciep 385 – Alberto Pasqualini, parceiro da Spectaculu no projeto, está também produzindo seu próprio curta-metragem. Todos os trabalhos devem ser exibidos também em março de 2016 na cidade de Londres, durante a premiação final do Design Challenge 2015-2016.

 

Fotos: Beatriz Carelli, Gabriela Falcão, Graciele Vieira e Julianne Gouveia