Backstage To The Future – Masterclass

Uma das instituições parceiras do Backstage To The Future, a Spectaculu foi o palco de dois dias de intercâmbio técnico e troca de ideias entre alunos da instituição e jovens do programa de formação do British Council. A produtora executiva da organização britânica Liz Pugh ofereceu dois dias de treinamento sobre produção e marketing em 05 e 06 de setembro. Instrutores da Spectaculu também ofereceram oficinas imersivas para os participantes.

 

riobtfspectmasterclass-08
Liz Pugh, da organização britânica Walk The Plank, ofereceu dois dias de workshops para jovens da Spectaculu e do programa Backstage To The Future (Créditos: Julianne Gouveia / Spectaculu)

 

Na masterclass do Backstage To The Future na Spectaculu, Liz contou sobre o trabalho que a Walk The Plank realiza por todo o Reino Unido criando espetáculos com a colaboração de mão de obra local. Ela deu dicas de produção, fortalecimento de redes de contato e apresentação de projetos para patrocinadores. “É preciso pensar grande, mas também adequar os sonhos à sua realidade”, aconselhou. A diretora da Spectaculu Marisa Orth e a coordenadora de projetos especiais, arte e educação do Theatro Municipal do Rio de Janeiro Bruna de Carvalho estiveram presentes. Após a aula inaugural, jovens participantes do Backstage To The Future brasileiros e britânicos fizeram uma imersão, com exercícios práticos, em montagem de cenários oferecida pelo instrutor Alex Augusto.

 

riobtfspectday2-09
Liz Pugh (centro) e alunos da Spectaculu. (Créditos: Julianne Gouveia / Spectacculu)

 

riobtfspectday1-04
Jovens do Backstage To The Future durante imersão na turma de Montagem de Cenários da Spectaculu (Créditos: Julianne Gouveia / Spectaculu)

 

Liz Pugh voltou à Spectaculu no segundo dia de atividades do programa e falou aos jovens sobre marketing de eventos e marketing pessoal. Entre exercícios e dinâmicas, a produtora britânica apresentou aos alunos fundamentos e ferramentas básicas de marketing que tornam possível o sucesso de um evento, como a realização de cronograma, planejamento de divulgação, budget etc. Liz também lembrou que fortalecer laços profissionais e mostrar qualidades é fundamental para enriquecer a vida profissional: “É difícil se enxergar como algo vendável, mas quero encorajá-los a fazer isso. Pensem no que vocês podem ser úteis às outras pessoas e tenham confiança no que fazem bem”.

 

riobtfspectday2-02
Liz Pugh no segundo dia de atividades do Backstage To The Future na Spectaculu (Créditos: Davi Luis / Spectaculu)

 

riobtfspectday2-17
Jovens da Spectaculu e do programa Backstage To The Future / British Council durante imersão em Costura & Figurino (Créditos: Julianne Gouveia / Spectaculu)

 

No segundo tempo de aprendizado, jovens profissionais do programa de formação técnica do British Council participaram de uma imersão em Costura & Figurino com a instrutora-assistente Érika Silva. Os participantes se dividiram em dois grupos e tiveram apenas uma hora para criar um figurino, sob a inspiração dos temas cordel e faroeste, com os materiais disponíveis na Spectaculu.

 

Fotos: Davi Luis e Julianne Gouveia / Spectaculu