Cineclube do Décimo – 10º

Bate-papo online da Spectaculu no Cineclube do Décimo - 10º

Spectaculu participa de sessão especial e live sobre produção de curtas

 

11 curtas-metragens produzidos por jovens da Spectaculu foram exibidos em sessão especial on-line do Cineclube do Décimo – 10º, no dia 27 de agosto. A iniciativa, chancelada pelo Laboratório de Vídeo da Faculdade de Comunicação da UERJ, também rendeu uma live no YouTube do cineclube.

A sessão especial da Spectaculu para o Cineclube do Décimo – 10º foi dividida em duas partes. Para o primeiro dia, a escola preparou uma seleção de curtas-metragens: “Dia de Kaça” (2020), “Violenta” (2015), “Titi” (2020), “O Boto e a Rosa” (2014), “O Diário de Ilara” (2016), “Indomável” (2015), “Escrava Periferia” (2016), “Amada Luta” (2014), “Não recomendado” (2017), “Visão da Rosa” (2016) e “Sintomas da Prevenção” (2020). Posteriormente, foi realizada uma segunda transmissão (14/09). A coordenadora do Núcleo de Trabalho Carla Vilardo, a aluna Martha Cristiny (Vídeo & Edição 2020) e a jovem formada na Spectaculu Emana Helena (Beleza 2015) conversaram com o produtor Leandro Almeida sobre o processo de produção dos curtas.

Todos os vídeos apresentados pela escola no Cineclube do Décimo – 10º foram produzidos como exercícios de aula ou para o projeto final Spectaculu em 5 Minutos, que desenvolveu releituras de óperas em parceria com as organizações britânicas British Council e People’s Palace Projects. Assim, alguns dos conteúdos já haviam sido exibidos em grandes espaços, como o Royal Opera House (Londres), Theatro Municipal do Rio de Janeiro e Festival do Rio. Já os vídeos de 2020 foram criados pelo alunos em casa, durante a quarentena, sob orientação do instrutor de Vídeo & Edição Luiz Paulo Jr.

 

Sobre o Cineclube do Décimo – 10º

O Cineclube do Décimo – 10º é um espaço para exibição e debate de conteúdos audiovisuais na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Com produção e curadoria de Leandro Almeida, é chancelado pelo Laboratório de vídeo da Faculdade de Comunicação Social da UERJ. O cineclube começou em 2018 e é aberto a toda a comunidade universitária e externa da universidade. Assim, ele busca colaborar para debate e reflexão de temas relacionados a áreas de conhecimento concentradas em Comunicação Social, Artes e Cultura, abarcando os segmentos do cinema, fotografia, jornalismo, rádio, comunicação comunitária, coletivos de arte, dentre outros. O projeto ganhou em 2020 uma versão online, que conta com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro.