Cadernos de Inspiração: Lo Schiavo

Trabalhos de alunos é exibido no Theatro Municipal do Rio de Janeiro

 

Pelo terceiro ano consecutivo, a Spectaculu levou ao Theatro Municipal do Rio de Janeiro a exposição Cadernos de Inspiração: Lo Schiavo. Em parceria com British Council, People’s Palace Projects (UK) e a tradicional casa de espetáculos, 20 portfólios criativos desenvolvidos pelos 125 alunos da instituição foram apresentados ao público entre 21 e 27 de outubro durante a curta temporada da ópera de Carlos Gomes.

A exposição Cadernos de Inspiração: Lo Schiavo é um dos projetos que fazem parte do projeto de fim de ano Spectaculu em 5 Minutos / 5 Cliques, no qual os jovens realizam releituras de textos clássicos. A ação dialoga com o projeto de intercâmbio Scene Change, realizado por British Council realizado pelo People’s Palace Projects (UK) para promover a troca de conhecimento nas áreas de ensino técnico entre Brasil e Reino Unido e que envolve 500 escolas britânicas. “Lo Schiavo”, que norteia as ações da temporada 2016-2017 do programa, foi escolhida por sugestão da Spectaculu para rememorar os 110 anos de morte do mais importante compositor de óperas brasileiro.

 

cadernosloschiavo06
Dois monitores da Spectaculu, que também criaram dois dos 20 sketchbooks expostos, trabalharam na exposição (Créditos: Julianne Gouveia / Spectaculu)

 

Imersos no universo temático de “Lo Schiavo” desde o início do segundo semestre de 2016, os jovens criam, sob a direção do artista visual e diretor da Spectaculu Gringo Cardia, releituras da ópera em ensaios fotográficos e curta-metragens. Os portfólios da exposição Cadernos de Inspiração são um registro de parte deste do processo. Dois monitores, alunos 2016 da escola, ofereceram orientações aos visitantes.

Nas outras edições do projeto (2014 e 2015), o Theatro Municipal recebeu exposições de sketchbooks / portfólios criativos inspirados nas óperas “Madama Butterfly” e “La Traviata”. Parte do material desenvolvido para o projeto também foram apresentados em 2015 e 2016 em Londres e, recentemente, na Mostra Spectaculu: Brasil e Reino Unido, realizada na Casa Rio.

 

Alunos assistem ao ensaio geral

Dois dias antes da estreia da “Lo Schiavo”, 35 alunos da Spectaculu tiveram a oportunidade de assistir ao ensaio geral da ópera. Eles puderam assistir ao espetáculo com o olhar atento dos detalhes técnicos, além de se inspirarem para a criação de suas próprias releituras da obra, que começam a ser produzidas na primeira semana de novembro.

 

Créditos: Julianne Gouveia / Spectaculu