Mostra Spectaculu: Brasil e Reino Unido

Casa Rio recebe trabalhos de jovens cariocas e britânicos

 

Em parceria com British Council, People’s Palace Projects e apoio da Secretaria de Estado de Cultura, Funarj e Casa Rio, a Spectaculu – Escola de Arte e Tecnologia realizou a exposição multimídia “Mostra Spectaculu: Brasil e Reino Unido”. Entre os dias 01 e 08 de setembro, a escola exibiu na Casa Rio trabalhos em vídeo, figurinos, sketchbooks e fotografias de releituras de óperas clássicas criados por estudantes brasileiros e britânicos durante ações do projeto de intercâmbio Scene Change (British Council e People’s Palace Projects). A programação contou com mesas de discussão de profissionais de cultura e educação e visitas guiadas.

 

mostraspectaculu-expo04
Mostra Spectaculu: Brasil e Reino Unido levou releituras de óperas produzidas por jovens brasileiros e britânicos (Créditos: Ayrton Senos / Spectaculu)

 

A “Mostra Spectaculu: Brasil e Reino Unido” ocupou parte da Casa Rio para apresentar projetos desenvolvidos por jovens da Escola Spectaculu e alunos de 500 escolas do Reino Unido que participaram da edição britânica 2015 do projeto. Os trabalhos da Spectaculu, que ganham o nome de Spectaculu em 5 Minutos, foram desenvolvidos durante os anos de 2014 e 2015 ainda com a metodologia Design Challenge, competição desenvolvida pela Royal Opera House (Londres – UK) que oferece a estudantes experiências em áreas do setor criativo (figurino, maquiagem, cenografia e marketing digital).

 

mostraspectaculu-mont01
Jovens da escola ajudaram a montar a exposição (Créditos: Julianne Gouveia / Spectaculu)

 

No Brasil, os alunos da Spectaculu desenvolveram, sob o norte criativo de seus professores e dos parceiros britânicos, releituras temáticas de óperas e textos clássicos em formato de curta-metragem. Ao longo do projeto, eles criaram figurinos, cenários, adereços, maquiagem, iluminação, pôsteres, ensaios fotográficos e sketchbooks artísticos visualmente ricos. Esta expertise, que é uma verdadeira mistura das duas metodologias e o resultado do intercâmbio, está sendo implementada em escolas britânicas e também pela Spectaculu em escolas públicas estaduais do Rio. A instituição já apresentou parte destes trabalhos no Theatro Municipal do Rio de Janeiro e no Royal Opera House.

 

mostraspectaculu-expo14
Alguns dos sketchbooks apresentados já foram exibidos no Royal Opera House de Londres e no Theatro Municipal do Rio (Créditos: Julianne Gouveia / Spectaculu)

 

Fotos: Ayrton Senos e Julianne Gouveia / Spectaculu