Gambiarra Lab

Jovens participam de projeto de residência artística e intercâmbio Brasil-UK

 

Fotos: Julianne Gouveia e Douglas Lopes

 

Quatro jovens da Spectaculu estiveram entre os 14 selecionados para o Gambiarra Lab. A residência artística que une arte, tecnologia e transformação é uma ação do projeto Creative:Lab, parceria entre People’s Palace Projects e Multiplicidade com Escola Spectaculu, Redes da Maré, Observatório de Favelas, Olabi Makerspace e B3 Media (UK). Os 14 artistas desenvolveram performances apresentadas no Complexo da Maré e no Oi Futuro Flamengo nos dias 16 e 18 de maio, durante o Festival Multiplicidade. Outros jovens da Spectaculu também atuaram em eventos do projeto e pesquisadores britânicos visitaram a escola durante o período.

Sob a curadoria do produtor britânico Marc Boothe (B3Media), Myllena Araújo, Plinio Pedro, Mauricio Maia e Odarayá Mello desenvolveram ideias ao lado de outros 10 jovens artistas sobre a temática da gambiarra para criar experiências imersivas a partir de objetos tecnológicos reciclados e das mais diversas linguagens do audiovisual, artes visuais, música e palavra falada. Todo o processo ocorreu durante 12 oficinas no Galpão Bela Maré e foi estimulado por mentores: o artista sonoro Siri, o artista digital Ricardo Palmieri e o técnico digital Rafael Diniz.

 

gambiarralab-ensaio-jg03
Plínio Pedro (direita) e Myllena Araújo (esquerda) foram dois dos jovens da Spectaculu que participaram do projeto (Créditos: Julianne Gouveia)

 

Os jovens coletaram sucata tecnológica em ferros velhos da cidade e a partir dela criaram novos usos e significados para estes materiais. “Nós partimos dessa ideia e começamos a pensar e questionar a gambiarra para além do objeto, entendendo que gambiarra é encontro, troca, improviso, faz parte do inusitado”, explica Myllena Araújo, estudante de artes visuais e fotógrafa formada pela Spectaculu em 2012.  Cada um dos artistas realizou experiências estéticas dentro de seus campos de pesquisa, desenvolvendo uma linguagem própria e interligada. “Essa criação se deu através de uma investigação de como poderíamos cruzar nossas formas de manifestações artísticas, desenvolvemos gambiarras hi e low tech interativas”, contou o videoartista Plinio Pedro.

O resultado de tudo isso foi uma performance multilinguagem exibida ao público em duas apresentações no Galpão Bela Maré e no Oi Futuro Flamengo como parte da programação do Festival Multiplicidade. “Gambiarra Lab é um dos raros projetos onde a paixão, visão e energia de uma equipe de colaboradores capaz e talentosa extrapola nossa próprias expectativas, em todos os níveis. Isto é o que faz do Brasil um lugar tão único e surpreendente”, afirma o curador Marc Boothe.

 

Gambiarra Lab Oi futuro - Foto Douglas Lopes
Performance Gambiarra Lab no Oi Futuro Flamengo (Créditos: Douglas Lopes)

 

“Participar do Gambiarra Lab foi um presente, me fez acreditar mais no meu trabalho como artista e ver que estamos todos seguindo um mesmo fluxo. Mesmo na diversidade da linguagem, com um pouco de ajuste e de gambiarra, o encontro se faz possível e a coisa acontece”, finaliza Myllena.

 

Spectaculu recebe visitantes britânicos

Fotos: Julianne Gouveia

 

Na esteira do projeto Creative: Lab, a Spectaculu recebeu as visitas da diretora do Creativeworks London e vice-reitora da Queen Mary University of London Morag Shiach e do curador do Creative: Lab Marc Boothe. Ambos vieram ao Rio de Janeiro especialmente para o lançamento do projeto, que aconteceu no Oi Futuro Flamengo.

Morag Shiach visitou a Spectaculu em 16 de maio. A vice-reitora conheceu a escola acompanhada do coordenador de projetos do People’s Palace Projects André Piza e conversou com os alunos sobre os rumos da indústria criativa em Londres e no mundo. Já Marc Boothe visitou as dependências da Spectaculu em 17 de maio.

 

Empregabilidade de jovens durante os eventos

Quatro jovens técnicos e um estagiário da Spectaculu atuaram nos bastidores de diversos eventos do Circuito Creative:Lab. Dois jovens de Iluminação e Montagem de Cenários participaram da vídeoinstalação do “Projeto Microutopias”, apresentada no Galpão Maré nos dias 12 e 13 de maio. Dois ex-alunos de Iluminação e Contrarregragem e um estagiário de luz também atuaram durante os eventos do Festival Multiplicidade, de 16 a 18 de maio.