Topher Campbell: workshop de artista residente da Casa Rio

Na última quarta (10), a Spectaculu recebeu o multiartista britânico Topher Campbell. Ele apresentou seu trabalho e conversou com os jovens das turmas 2019.

Topher Campbell é diretor de teatro e cinema, ator, escritor e ativista no Reino Unido, que se define como artista negro queer e está no Brasil para uma residência na Casa Rio desde 01 de abril. Ele apresentou o curta-metragem ‘Invisible’ em sua segunda visita à Spectaculu – em 2011, Campbell passou pela escola ao lado do protagonista do filme, o ator brasileiro radicado no Reino Unido Jean Abreu. O artista conversou com os jovens sobre arte e negritude, temas centrais de sua produção, e se impressionou com a troca de ideias.

Créditos: Vitor Sousa / Spectaculu

Durante a visita, Topher Campbell mostrou aos jovens ainda um teaser de ‘Fetish’, que vai ser exibido na íntegra na Casa Rio nesta sexta-feira, às 20h. ‘Fetish’ é um filme-protesto, rodado em Nova York na esteira do movimento #BlackLivesMatter, sobre a violência de estado contra pessoas negras, além de uma reflexão sobre a exploração, a objetificação e a sexualização do corpo negro. A projeção será seguida de uma conversa com o diretor do filme. A entrada é franca.

A Casa Rio é grande parceira da Spectaculu. O espaço já recebeu a Mostra Spectaculu: Brasil e Reino Unido, exposição com trabalhos realizados por alunos brasileiros e britânicos durante o programa de intercâmbio cultural Scene Change, realizado por British Council e People’s Palace Projects.