Artistas visuais formados na Spectaculu em destaque

Jovens formados pela escola se destacam no mercado de arte

 

Além do ensino profissionalizante com foco na indústria criativa, a Spectaculu também vem se tornando nos últimos anos parte importante no ciclo de construção da carreira de diversos jovens artistas em ascensão. Entre tantos talentos que passaram pela escola e alçaram voos em outras direções, cinco deles ganharam destaque ao longo do ano, participando de exposições e instalações artísticas no eixo Rio de Janeiro x São Paulo: Iah Bahia, Melissa de Oliveira, Ju Angelino, Pedro Carneiro e Rafael Simba.

 

Pedro Carneiro, artista visual e iluminador

 

Pedro Carneiro foi aluno de Iluminação Cênica em 2009. Ele se tornou monitor do curso alguns anos depois (2013-2015) e foi instrutor de oficina da Spectaculu em 2016, posto que volta a ocupar agora em 2023. O artista constrói sua produção jogando luz em questões relativas à herança diaspórica afro-latina e a cultura pop. Em pinturas, intervenções urbanas, instalações e desenhos, seus trabalhos refletem histórias reais e inventadas, tendo como ponto de partida o reencontro com sua ancestralidade.

Pedro é mestrando em Arte e Cultura Contemporânea na UERJ e tem obras expostas atualmente na exposição ‘Carolina Maria de Jesus, um Brasil para os brasileiros’, que está em cartaz no Museu de Arte do Rio. Na mesma instituição, contribuiu com cinco pinturas na exposição ‘Um Defeito de Cor’, que ficou aberta ao público entre 2022 e 2023. Em 2022, participou do livro ‘Pretagonismos’, de Rodrigo França.

O artista também já fez parte da 13ª Bienal do Mercosul com a exposição ‘Transe’, e, no ano passado, inaugurou sua primeira individual, ‘Cartas ao Afeto’, na Galeria Movimento.

 

 

Ekundayo 2022 150×150

 

Melissa de Oliveira, fotógrafa e artista visual

 

Melissa de Oliveira viveu toda sua vida no Morro do Dendê e ingressou na Spectaculu em 2020, onde aprendeu conceitos básicos de fotografia digital. Através das lentes, a artista passou a registrar imagens que faziam parte de seu dia a dia. A arte de Melissa retrata o efêmero e o pertencimento, valorizando as relações de convivência com sua cultura local. Dentro dessa série de documentação fotográfica de seu cotidiano,  desenvolve uma pesquisa com foco na juventude que está reinventando as noções de (novas) masculinidades, se debruçando em questões como sexualidade, coletividade e exibicionismo.

Em 2023, estreou sua primeira exposição individual, intitulada ‘+ × ÷, FORTALECER’ na galeria Nonada, além de integrar mostras coletivas como ‘Crônicas Cariocas’ no Museu de Arte do Rio e eventos internacionais, como ‘Paura’, na Era Galeria (Milão), ‘Fire Figure Fantasy’ (2022), no Instituto de Arte Contemporânea de Miami, e ‘Engraved into the Body’ (2021), na galeria Tanya Bonakdar (Nova York).

Com passagem pela Escola de Artes Visuais do Parque Lage e por cursos livres voltados à juventude, Melissa também já clicou para grandes marcas e publicações de moda como Kenner, Vogue e Elle.

 

Série Grau & corte no Morro do Dendê, 2021

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

iah bahia, artista plástica

 

iah bahia nasceu em São Gonçalo, e hoje vive e trabalha no Rio de Janeiro. Iniciou a sua formação na Spectaculu cursando Adereços de Cena (2016), ingressando posteriormente na Escola de Artes Visuais do Parque Lage. É formada no curso técnico em Design de Moda pela Anhanguera e, atualmente, se encontra na formação em Escultura na Escola de Belas Artes da UFRJ. Participou da residência formativa Elã, no Galpão Bela Maré, e do programa de residência do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro.

iah trabalha com diferentes materialidades, buscando a forma desde a experimentação, processo e abstração. Desenvolve sua prática-pesquisa com base na observação do espaço habitado e em sua relação transdisciplinar com a matéria-tecido, matéria-lixo, matéria-papel e outros elementos compositivos e transitórios. Suas obras evidenciam tensões e conflitos entre matéria, forma, texturas e planos cromáticos a partir de proposições imaginativas e processuais, convocando o rearranjo das matrizes polinizadoras em poéticas ecossistêmicas. Participou da exposição ‘Ecologias do Bem Viver’, no Galpão Bela Maré, e, em 2023, integrou a coletiva ‘fragmento I: vento pórtico’, na galeria NONADA ZN.

Atualmente, uma de suas obras integra a exposição ‘Processos e Procedimentos’, aberta ao público no Sesc Copacabana até o dia 6 de outubro de 2023. Também faz parte da exposição ‘Vida Transbordante e os Desejos do Mundo’, que fica no Instituto Solar dos Abacaxis até o dia 4 de novembro de 2023.

 

 

SEED/INSIDE OU SEMENTES fotografia lambe lambe e escultura em concreto e vergalhão instalação 180×150, 47x671x30 – 2022. Fotografia por @gabi carrera na exposição Ecologias do Bem Viver, Galpão Bela Maré

 

 

Rafael Simba, artista plástico e pintor

Nascido no Morro do Tuiuti, no bairro de São Cristóvão, o artista Rafael Simba se formou na turma de Adereços de Cena 2018. Desde então, desenvolve suas pesquisas artísticas acerca da religiosidade popular, com forte influência de sua família nesse processo. Os sentimentos e movimentos que misturam o morro e o asfalto, o sagrado e o profano, se apresentam como caminhos para um lugar criativo, que através da arte de Simba retratam um Rio de Janeiro carregado de festa, fé, alegria e dor.

Após passagens por alguns cursos voltados a práticas artísticas, em 2019 ingressou como bolsista e monitor no curso de extensão ‘Pintura além da tela’, da Escola de Artes Visuais do Parque Lage.

Participou de algumas exposições coletivas, como ‘Tipografia’ (2019), na Zona Portuária do Rio, ‘Penccecoletivo’ (2019), na Lapa , ‘Voaaflordapele”, no Espaço Casa Voa (2020), ‘Distante Divino’ (Galeria Arturfidalgo), além de fazer parte da residência artística ‘Elã’, realizada pelo Galpão Bela Maré (2021).

Em junho de de 2023, realizou sua primeira exposição, intitulada ‘Santo Forte’, na galeria Lado B.

 

 

bananeira

 

 

Ju Angelino, multiartista 

Cria do Morro do Dendê, na Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro, Ju Angelino é multiartista. Formada em 2013 no curso de Adereços de Cena da Spectaculu e com passagem pela Escola de Belas Artes da UFRJ, desenvolveu trabalhos artísticos para agremiações carnavalescas do Grupo Especial carioca, espetáculos de teatro, shows musicais, programas de TV e exposições artísticas.

Nessa trajetória de quase dez anos no universo das artes urbanas, Ju passou pela RedeNami, Rio Esporte Arte e Rua Walls.

A artista visual ganhou experiência inicial de pintura e muralismo em terreiros de Umbanda e Candomblé, e atualmente traz, nas suas obras e intervenções, poéticas voltadas às questões místicas, de ancestralidade, carnaval, arte de rua e periferia.

Em sua mais nova empreitada no mundo das artes, ela faz parte da exposição ‘FUNK: Um grito de ousadia e liberdade’ ao lado de Melissa de Oliveira e outros grandes artistas. A mostra vai ser inaugurada no Museu de Arte do Rio em 29 de setembro de 2023.

 

Tia Ciata – Providência – Favela Walls