1o Fórum Estética da Periferia

Cliques feitos por alunos de Fotografia (Foto: Julianne Gouveia)

Spectaculu participa de fórum no Museu de Arte do Rio

 

A Spectaculu foi uma das parceiras do 1º Fórum Estética da Periferia, que aconteceu no Museu de Arte do Rio em parceria com Universidade das Quebradas. Palestras e um estúdio fotográfico à disposição dos participaram estiveram incluídos na programação do evento, que reuniu estudantes, acadêmicos, artistas e formadores de opinião.

 

1º Fórum Estética da Periferia ocupa o Museu de Arte do Rio (Foto: Julianne Gouveia)

 

Durante todo o dia 30 de junho, o 1º Fórum Estética da Periferia ocupou o espaço com discussões a respeito da especificidade estética e ética da produção artística e literária das periferias das grandes cidades brasileiras. Um dos coidealizadores da mostra Estética da Periferia, o presidente da Spectaculu Gringo Cardia participou da mesa de abertura ao lado de Heloisa Buarque de Hollanda (Universidade das Quebradas) e Paulo Herkenhoff (Museu de Arte do Rio): “Este é um espaço que visa compreender como os artistas, os artesãos, podem ser reconhecidos pela academia”, explicou.

 

A plateia acompanhou um dia inteiro de palestras com artistas e acadêmicos (Foto: Julianne Gouveia)

 

Oito alunos da Spectaculu participaram de uma ação interativa durante o evento: um estúdio foi montado para que os visitantes fossem fotografados com produção de moda inspirada na periferia. Com o aval da instrutora Maria Cecilia Gomes, quatro alunos de Costura & Figurino auxiliaram na produção de figurinos e ensinaram aos presentes técnicas de criação de turbantes, elemento marcante na cultura negra. Os cliques ficaram por conta de quatro jovens de Fotografia, que fizeram registros fotográficos dos visitantes sob o olhar atento do instrutor Alexandre Torreão.

Jovens da escola também assistiram às palestras do Fórum, que trataram de questões como grafite, design, literatura, beleza e política.

 

Alunos de Costura & Figurino criaram turbantes para os visitantes (Foto: Julianne Gouveia)

 

Alunos da Spectaculu no MAR durante o 1º Fórum Estética da Periferia (Foto: Alunos Fotografia 2015)