Cuidado com Neguin

Jovem formado na Spectaculu cria campanha de crowdfunding para performance teatral

 

O jovem técnico Kelson Succi (Contrarregragem & Camarim 2010) é o artista por trás do projeto “Cuidado com Neguin”, obra multiplataforma que capta recursos através de um crowdfunding. A campanha se encerra em 16 de junho no site do Catarse.

“Cuidado com Neguin” é a primeira dramaturgia de Kelson Succi, cria do Complexo do Alemão e ator formado pelo Tablado. Ele foi um dos jovens da Spectaculu selecionados para participar da residência artística Creative Lab, realizado pelo People’s Palace Projects, e passou uma semana em Londres na companhia de outros produtores culturais e artistas das periferias do Rio. Na época, ele estava no processo de construção do projeto com a performance “Vamos Escurecer essa Cidade”, que já pensava o lugar do negro em uma sociedade racista e excludente.

Após o intercâmbio, Kelson foi convidado para realizar uma ação na Casa Rio, espaço da Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro. Tudo isso convergiu para a criação de “Cuidado com Neguin”, espécie de ‘dramaturgia do papo reto’ que une teatro e protagonismo negro. “Para poder estar no palco, eu tive que colocar a mão na massa. Os negros sempre estão ocupando papeis pouco importantes. É uma busca pelo protagonismo enquanto preto e artista”, explica.

No mês passado, Kelson Succi lançou uma campanha de crowdfunding no site Catarse para financiar a temporada de quatro semanas da performance teatral, que vai acontecer em agosto na Casa Rio, além de passar pela Casa Brota (Complexo do Alemão), Maré, Olho da Rua (Botafogo) e também pela Spectaculu. Vídeo-performances com conteúdos inéditos serão produzidos ainda a partir da campanha. A ideia é também apresentar o projeto com bilheteria aberta para que os “neguins” e “neguinhas” que vêm de diversas zonas periféricas da cidade possam compensar os gastos com deslocamento para chegar ao espaço.

A campanha de crowdfunding de “Cuidado com Neguin” pretende levantar R$17.000. As contribuições podem ser realizadas diretamente na plataforma do Catarse até o próximo sábado, 16.