Festivais de teatro contratam estagiários

Jovens trabalham no Festlip e no FIL

 

A cena de teatro esteve movimentada no rio durante o último mês. 15 alunos da Spectaculu estagiaram no Festlip – Festival Internacional de Teatro da Língua Portuguesa e no FIL – Festival Internacional Intercâmbio de Linguagens, realizados entre a última semana de setembro e a primeira quinzena de outubro.

Quatro jovens estagiários de Iluminação e Contrarregragem participaram do FIL – Festival Internacional Intercâmbio de Linguagens. O festival recebeu no Rio peças de teatro, lançamento de livros, exposições, performances e rodas de conversa entre 30 de setembro e 9 de outubro com artistas da França, Bélgica, Peru, Bósnia, Finlândia, Dinamarca, Canadá e do Brasil. A aluna de Iluminação 2016 Katianne Berquiolli trabalhou nos bastidores da peça “Submarino Amarelo” e teve um contato ainda maior com a sua área de atuação. “O estágio me acrescentou muito, pois estreitou ainda mais minha relação com a iluminação cênica. Ele me faz visualizar como é o exercício da profissão na prática”, conta.

No sexto ano de parceria com a Spectaculu, o Festlip, que homenageou Nelson Rodrigues nesta edição, também trouxe para os bastidores de seus espetáculos 11 estagiários de Contrarregragem & Camarim, Montagem de Cenários e Iluminação Cênica. O jovem contrarregra Tiago Bastos era um deles. De 22 de setembro a 02 de outubro, ele pôde experimentar ainda mais a profissão e comprovar que está no caminho certo. “A cada trabalho é um aprendizado a mais. A vivência e a prática têm me fortalecido e estar com profissionais com anos de carreira tem sido muito enriquecedor”, resume o morador do Complexo do Alemão.