Patrocínio Google.org

Escola Spectaculu fecha patrocínio com Google

A Spectaculu acaba de ganhar um novo colaborador. O Google.org é um dos patrocinadores dos sete cursos da instituição em 2018. Entre as ações previstas, estão oficinas de vídeo digital no YouTube Space Rio e uma formação completa para 30 alunos no curso regular de Vídeo & Roteiro da Spectaculu, que possui a duração de dez meses.

Desde 1999 no Cais do Porto do Rio, a Spectaculu oferece formação profissional para jovens de baixa renda nas áreas técnicas dos espetáculos e da indústria criativa. Mais de 1.800 alunos já foram formados pela escola. Este ano, cerca de 200 jovens do Rio de Janeiro, Baixada Fluminense, Niterói e arredores serão beneficiados com a colaboração do Google, que possui no Rio de Janeiro um importante braço: o YouTube Space Rio, espaço colaborativo disponível para criadores sem nenhum custo.

 

Alunos da Spectaculu recebem aulas de produção de vídeo nas dependências do YouTube Space Rio. (Créditos: Julianne Gouveia / Spectaculu)

 

Deste apoio, nasceu a ideia de uma capacitação mais aprofundada de jovens de diversos cursos da Spectaculu, que recebem desde a segunda semana de abril formação para produção de conteúdo específico para YouTube. O programa conecta os três pilares do YouTube Space (aprendizado, conexão e criação), possui três meses de duração e deve oferecer formação para 75 jovens em três turmas até o fim de 2018. As aulas acontecem na Spectaculu e no YouTube Space. Assim como grandes YouTubers, os jovens participantes vão poder aprender com especialistas da indústria e se conectar com outros criadores para desenvolver experiências inovadoras em vídeo para seus canais pessoais.

 

Os criadores produzem conteúdo dentro do YouTube Space . (Créditos: Julianne Gouveia / Spectaculu)

Gringo Cardia, diretor da Escola Spectaculu:
“Esse apoio é muito importante para a Escola Spectaculu. O Google.org e o YouTube Space Rio abrem um espaço que nós nunca havíamos tido com os jovens, que é o da formação com foco nas redes sociais. Ali, eles podem ser produtores de conteúdo. Os jovens da periferia são altamente tecnológicos, mas não possuem instrumentos para fazer acontecer, e isso vai permitir que muitos deles agora tenham acesso. A gente trabalha com cerca de 100 comunidades diferentes na Escola Spectaculu todos os anos. Vamos ajudar a difundir o trabalho do jovem da periferia como comunicador. Os equipamentos e instalações modernas do YouTube Space Rio vão colocar esses jovens em contato com um mundo ao qual eles jamais teriam acesso. A gente está super feliz e espera que essa colaboração seja de longa duração.”

 

Livia Marquez, diretora do YouTube Space Rio:
“A Spectaculu dá suporte aos jovens de comunidades da Região em que o YouTube Space escolheu como sede. A gente acredita bastante no papel que o YouTube tem de democratizar a comunicação, a educação e o entretenimento do país. Projetos como o desenvolvido para a Spectaculu são um pilar fundamental desse desenvolvimento”.

 

Sobre o YouTube Space Rio
O YouTube Space Rio é um espaço colaborativo disponível para os criadores sem nenhum custo. Funcionamos como uma incubadora, oferecendo aos criadores as ferramentas e orientação para que rompam barreiras e desenvolvam experiências inovadoras. No YouTube Space, YouTubers podem aprender com especialistas da indústria, podem se conectar com outros criadores e também podem usar os equipamentos e estúdios mais modernos para criar vídeos.

Créditos: Julianne Gouveia / Spectaculu